Participação de mercado da Tesla na Califórnia cai apesar dos cortes de preços

Estado americano é o principal mercado da fabricante de veículos elétricos de Elon Musk

Reuters

Carro da Tesla (Image by Blomst from Pixabay)
Carro da Tesla (Image by Blomst from Pixabay)

Publicidade

A participação de mercado da Tesla na Califórnia, seu principal mercado, caiu no primeiro trimestre do ano, apesar dos cortes de preços agressivos à medida que os rivais se intensificaram, mostraram dados divulgados pela empresa na sexta-feira (21).

A Tesla controlava 59,6% do mercado de carros elétricos na Califórnia de janeiro a março, abaixo dos 72,7% em todo o ano de 2022 e o menor desde 2017, segundo cálculos da Reuters com base em dados da Comissão de Energia da Califórnia.

Rivais como Volkswagen, General Motors e Kia Corp aumentaram suas participações de mercado na Califórnia durante o período, embora permaneçam na casa de um dígito cada.

Continua depois da publicidade

As vendas da Tesla na Califórnia representaram 16% das entregas globais da montadora no ano passado. A Califórnia é o maior estado dos EUA para veículos de emissão zero.

A busca do CEO da Tesla, Elon Musk, pelo Twitter e a adesão aos republicanos despertou preocupações sobre a marca da Tesla, especialmente em estados liberais como a Califórnia.

A Tesla vem reduzindo os preços nos Estados Unidos desde janeiro, reduzindo os preços seis vezes no mercado principal.

Continua depois da publicidade

Os cortes de preços, que também foram realizados na China, Europa e outros países, atingiram as margens da Tesla no primeiro trimestre, derrubando suas ações em quase 10% na quinta-feira.

Musk sinalizou esta semana que a fabricante de veículos elétricos priorizaria o crescimento das vendas antes do lucro em uma economia fraca.