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O faturamento do setor de moda cresceu quatro vezes nos últimos dez anos, e o país já figura na oitava posição no segmento em todo o mundo, de acordo com a consultoria Euromonitor. No online não é diferente: a E-bit apurou que a categoria Moda e Acessórios segue liderando em vendas desde 2013.
Neste episódio do ROI Hunters, Dener Lippert, CEO da V4 Company, João Vitor, COO e Growth no Gestão 4.0, e Fernando Miranda, head de Marketing do InfoMoney, convidam Felipe Siqueira, cofundador e CMO da Oficina Reserva, para entender como a empresa trouxe uma nova proposta para o varejo online de moda, focando na experiência do cliente, conforto e personalização das peças, e como criar um diferencial competitivo para sua marca.
No início da conversa, Felipe Siqueira conta sobre sua trajetória e propósito da marca e diz que o objetivo inicial era trazer a cabeça de um alfaiate para uma visão computacional, através de machine learning. “O nosso objetivo era reduzir o processo de produção de uma peça feita sob medida e atacar o mercado financeiro, advocacia e essa sintonia toda que utiliza camisa social todos os dias”, completa o empreendedor.
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Siqueira enfatiza que a partir de 2015, quando ainda estava em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, começou a estudar cases de sucesso de como escalar um mercado tradicional e diz que utilizou o exemplo de Avon e Natura. ”Nós tínhamos consultores para realizar a venda direta. No primeiro mês tínhamos cinco, depois colocamos 20, e chegamos a mais de 500 consultores”.
O cofundador da Oficina Reserva revela que no fim daquele mesmo ano, quando a empresa ainda não fazia parte de um dos principais grupo de moda do país, recebeu um e-mail do Rony Meisler, CEO do Grupo Reserva, curioso para entender como aliar tecnologia com moda, e que queria marcar uma reunião para conhecê-lo. Ele ainda diz que apesar do receio inicial, um grande ensinamento da vida é que o empreendedor que está começando não deve ter medo de abrir sua ideia para outras pessoas.
“A dica que eu dou para eles (empreendedores) é que abram suas ideias para quem confiam, não fiquem guardando apenas para si. As pessoas que vão conseguir copiar sua ideia não têm tempo para isso”, enfatiza Siqueira.
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Entenda neste episódio como a Oficina conseguiu inovar o varejo de moda, em qual aspecto a Reserva impactou no modelo de negócio e como utilizar tecnologia para escalar um mercado tão tradicional.
Ouça os demais episódios na íntegra nos players de sua preferência clicando aqui: O podcast oficial de marketing digital e growth do InfoMoney.