Publicidade
Ainda não dá pra competir com Mariah Carey, mas já virou tradição de natal. Pelo terceiro ano consecutivo o Do Zero ao Topo – marca de empreendedorismo do InfoMoney – publica sua lista de melhores livros de negócios.
A lista é baseada em rankings de livros mais vendidos e na opinião de grandes empresários(as) brasileiros(as) entrevistados pelo podcast. A seleção é feita apenas com obras publicadas em português ao longo de 2021. Confira os selecionados a seguir.
1 – Como Chegar Lá: Lições na busca pela excelência, de Stephen A. Schwarzman
Continua depois da publicidade
Para os fãs de biografia, o grande destaque dos negócios em 2021 é o livro de Stephen A. Schwarzman, fundador da gestora Blackstone. Em 1985, ele abriu a empresa com US$ 400 mil. Em 2019, a gestora alcançou US$ 500 bilhões sob gestão. Em “Como chegar lá”, o empreendedor narra os episódios marcantes de sua vida e reúne o que antes transmitia apenas a chefes de Estado e grandes executivos.
2 – Pense de Novo: O poder de saber o que você não sabe, de Adam Grant
Em um mundo em rápida mudança, Adam Grant defende que tão importante quanto a capacidade de aprender é a capacidade de repensar e desaprender. Segundo o autor, damos ouvidos às opiniões que confirmam as nossas e identificamos e descartamos as ideias diferentes por considerarmos ameaças. Psicólogo e professor da Wharton School, Grant é um dos autores mais influentes da área de recursos humanos. Neste livro ele apresenta métodos para repensar as coisas e manter a mente aberta sem perder a autoconfiança.
Continua depois da publicidade
3 – Fora da Curva 3: Unicórnios e startups de sucesso
O terceiro volume da série Fora da Curva traz a história de doze brasileiros à frente de grandes startups brasileiras. Ebanx,QuintoAndar, VTEX, iFood e 99 estão entre os cases abordados. No livro, os empreendedores dessas companhias revelam as dificuldades enfrentadas no início e compartilham seus aprendizados.
4 – Ruído: Uma falha no julgamento humano, de Daniel Kahneman, Olivier Sibony e Cass R. Sunstein
Continua depois da publicidade
Uma obra escrita por Daniel Kahneman, ganhador do Nobel de Economia e autor de “Rápido e Devagar” e Cass R. Sunstein, autor do clássico de negócios “Nudge”, o livro mostra como e por que os humanos são tão suscetíveis ao ruído e aos vieses ao fazer escolhas. Os autores também revelam como, com algumas soluções simples, é possível reduzir ambos os problemas e tomar melhores decisões.
5 – A Psicologia Financeira: lições atemporais sobre fortuna, ganância e felicidade, de Morgan Housel
Grande candidato a virar clássico de finanças, o livro mostra como até as grandes decisões monetárias tem um fator psicológico envolvido. Abordando casos de sucesso e de fracassos em gestão financeira, Morgan Housel oferece aprendizados sobre como administrar e fazer o dinheiro render.
Continua depois da publicidade
6 – Você é o que você faz: Como criar a cultura da sua empresa, de Ben Horowitz
“O Lado Difícil das Situações Difíceis” é um dos queridinhos de muitos empreendedores. Em seu novo livro, o gestor da a16z e empreendedor Ben Horowitz mostra, por meio de histórias empresariais antigas e recentes, como é possível construir uma cultura corporativa resiliente. Para Horowitz, a cultura é o modo como a empresa toma decisões. É o conjunto de pressupostos no qual os funcionários se baseiam para resolver os problemas do cotidiano.
7 – A real sobre empreender: o que você precisa saber sobre sócios, time, estratégia, escala e venture capital, de Brian Requarth
Continua depois da publicidade
O livro narra a trajetória do empreendedor Brian Requarth sem filtros. Requarth é um dos fundadores do Viva Real – que se tornou o maior portal de imóveis do país, fundiu-se ao ZAP imóveis em 2017 e foi vendido ao grupo OLX em 2020 por R$ 2,9 bilhões. Apesar dos números grandiosos, o livro escancara como a jornada empreendedora muitas vezes é solitária e estressante e oferece conselhos práticos sobre como lidar com os pontos mais críticos de uma empresa.
8 – A Vida dos Estoicos: A Arte de Viver, de Zenão a Marco Aurélio, de Ryan Holiday e Stephen Hanselman
Nem só de livros de gestão se faz uma carreira de negócios. Para se aprofundar sobre a vida, relações e escolhas humanas, “A Vida dos Estoicos” é uma grande pedida. Nele, os autores apresentam histórias de pessoas que se esforçaram para seguir virtudes estoicas atemporais da coragem, da justiça, da temperança e da sabedoria. Organizado em breves biografias, o livro mostra como aplicar ensinamentos da filosofia estoica como: o autogoverno é o maior império; caráter é destino; é benéfico se preparar para o sucesso, mas também para o fracasso e aprender a amar ― e não apenas aceitar ― o que o destino nos traz é a chave que nos possibilita viver bem.
9 – Lunáticos: Como cultivar ideias inovadoras capazes de mudar o mundo, de Safi Bahcall
Considerado um dos melhores livros de negócios por publicações ao redor de todo o mundo, “Lunáticos” finalmente ganhou uma versão em português. No livro, o físico Safi Bahcall explica como implementar uma cultura organizacional que estimula e permite abraçar a inovação, mesmo quando ela ainda parece pura ficção.
10 – Isso nunca vai funcionar: O nascimento da Netflix e a incrível vida de uma ideia contada pelo seu cofundador e primeiro CEO, de Marc Randolph
Enquanto “A Regra é não ter Regras”, lançado em 2020 por Reed Hastings, focou na cultura inovadora da Netflix, esse livro aborda de maneira crua e sem romances os dias iniciais da empresa. A obra é de Marc Randolph, que cofundou a Netflix ao lado de Hastings e foi o primeiro CEO da companhia.
11 – Empreender: a arte de se foder todos os dias e não desistir, de Israel Salmen e Lucas Marques
O livro também é focado nas dores do empreendedorismo. Desta vez partindo da história do Méliuz. Entre os assuntos abordados estão: conflitos entre sócios, dores do crescimento de uma startup, dificuldades enfrentadas na hora de conseguir um investimento e a construção da cultura de uma empresa.
12 – O que faz a diferença: As características e oportunidades que criam o grande líder
Escrito por Fátima Zorzato – uma das maiores headhunters do Brasil – o livro revela as principais características de líderes de sucesso. Além de sua experiência com grandes empresários, a autora embasou sua obra em pesquisas científicas para identificar como grandes líderes encontram oportunidades e tomam decisões.
13 – Nova Economia: Entenda por que o perfil empreendedor está engolindo o empresário tradicional brasileiro
Vice-presidente de Finanças e Estratégia do iFood, Diego Barreto identifica e ensina como navegar em um cenário cada vez mais turbulento e dinâmico de negócios. Para o autor, o ambiente de globalização e massificação da tecnologia no Brasil, deixa as empresas do país com apenas duas opções: se adaptar ou fracassar.