O que faz da Totvs a empresa da Bovespa mais querida pelos times de futebol?

Empresa tem atuado de maneira positiva na organização dos negócios e gestão de recursos de 14 clubes brasileiros

Publicidade

SÃO PAULO – Nas últimas semanas muito se tem debatido sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte, que tenta impor controle de gastos aos clubes de futebol brasileiros enquanto muitos times enfrentam problemas de dívidas altíssimas e má gestão de recursos. Mesmo sem estar envolvida neste assunto, a Totvs (TOTS3) já tem ajudado os clubes de futebol a organizarem suas gestões.

Já são 14 times atendidos pela empresa, entre eles o Cruzeiro (MG), Sport (PE), Botafogo (RJ), e mais recentemente a Associação Atlética Ponte Preta (SP).

No caso do clube de Campinas, antes de adotar a ferramenta da Totvs, poucas áreas eram informatizadas. “Enfrentávamos inúmeras dificuldades, pois só existiam dois sistemas, o de contabilidade e o de folha de pagamento, e havia pouca integração de dados”, diz Antonio Luiz de Souza Semedo, gerente administrativo do clube e responsável pelo projeto.

Continua depois da publicidade

Sem os novos sistemas, a Ponte Preta fazia o controle de sua administração por meio de planilhas de Excel, mas pouco tempo depois da implementação mudanças já eram visíveis. “A integração de áreas como RH, contabilidade, financeiro e controle de estoque, nos trouxe mais agilidade nos processos e melhorias na tomada de decisão. Acreditamos que com o tempo os ganhos sejam ainda maiores”, conclui Souza.

De acordo com Luis Roberto Mulla, diretor de Atendimento e Relacionamento da Totvs Interior Paulista, franquia responsável pelo projeto e atendimento ao clube, a companhia procura constantemente se especializar em cada um dos segmentos em que atua com o objetivo de ser ainda mais essencial aos seus clientes.

“O resultado desse perfil da Totvs é ter clientes como a Ponte Preta, um clube centenário com processos estruturados e profissionais conscientes dos benefícios da tecnologia para a gestão de uma empresa, obtendo mais qualidade e consistência nos resultados”, afirma.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.