O dilema dos 7.000%: como as finanças comportamentais podem te ajudar sobre o que fazer com Magazine Luiza

Em entrevista ao InfoMoney TV, João Braga, da XPGestão, comenta o rali da varejista na bolsa

Rodrigo Tolotti

(Divulgação)
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SÃO PAULO – Na última segunda-feira (18), João Braga, da XPGestão, concedeu uma entrevista ao InfoMoney TV e entre diversas ações comentadas, o Magazine Luiza (MGLU3) ganhou um comentário especial, afinal, uma ação que já subiu 7.000% em poucos anos já pode ser considerada uma bolha?

Citando especialistas em finanças comportamentais, Braga explica que é muito difícil fazer este tipo de análise, mas que o investidor precisa ter em mente que é preciso que existam fundamentos que justifiquem uma alta futura, independente do passado.

“Gosto de finanças comportamentais, Daniel Kahneman e Dan Ariely, e esse pessoal fala muito de você não olhar para trás, não importa o quanto já subiu, o que importa é o agora e o quanto pode subir daqui para frente”, afirmou na conversa. “O passado é só um bom jeito de te ajudar a direcionar para onde o futuro vai”, completa o gestor.

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Os nomes citados por Braga são dois dos maiores especialistas em finanças comportamentais do mundo, sendo que Kahneman ganhou o Nobel de Economia em 2002, apesar de ser graduação e doutorado apenas em psicologia.

Ambos são autores de diversas obras em que trabalham a combinação da economia com a ciência cognitiva para explicar o comportamento aparentemente irracional da gestão do risco pelos seres humanos, o que levou eles a serem dois dos nomes mais seguidos pelos investidores do mundo todo.

Para explicar seguir o pensamento deles, Braga comenta um “exercício” mental que sua equipe na XP faz. “A gente brinca aqui que todo dia de noite a gente vende toda a nossa carteira do fundo e todo dia de manhã a gente compra tudo de novo”.

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A justificativa para isso é pensar que o fundo precisa continuar performando bem, ou seja, não é porque o ganho acumulado é grande que ele não precisa continuar entregando um resultado, e para isso, é preciso ter sempre em mente o futuro da ação e não olhar para trás. Neste sentido, o gestor mesmo afirma que, no caso do Ibovespa, ele não ligou para a máxima histórica atingida nos últimos dias, já que o importante é analisar se o índice pode seguir subindo.

Apesar de toda a análise, Braga afirma que vê o Magazine Luiza bem precificada. “Acho surpreendente o trabalho do Fred [Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza], mas acho [a ação] bem precificada”, completa o gestor. Para conferir a entrevista completa, clique aqui.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.