Publicidade
A canadense Nutrien, maior produtora global de potássio, decidiu paralisar por tempo indeterminado três de suas cinco misturadoras de fertilizantes no Brasil, onde a companhia tenta lidar com condições de mercado difíceis.
A empresa informou “que tomou a decisão de realizar uma revisão estratégica e acessar opções, incluindo a paralisação por tempo indeterminado, para os três misturadores de fertilizantes localizados nas cidades de Alfenas (MG), Morrinhos (GO) e Cristalina (GO)”, segundo comunicado enviado à Reuters.
A decisão prioriza “eficiência operacional, rentabilidade e o fato de termos parceiros e operações ativas nos Estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais”, acrescentou a Nutrien.
Continua depois da publicidade
“Esta decisão permite à Nutrien reativar (as plantas) no futuro, quando houver um cenário de mercado mais estável”, afirmou em comunicado da empresa à Reuters, confirmando uma informação que havia sido divulgada apenas internamente.
A companhia seguirá com duas unidades localizadas no Estado de Goiás e uma outra nova misturadora em Minas Gerais, que ainda não iniciou sua operação.
O movimento da empresa no Brasil segue uma decisão de colocar à venda ativos na Argentina, Chile e Uruguai, parte de uma reviravolta regional relatada pela primeira vez pela Reuters.
Continua depois da publicidade
Os problemas da Nutrien na América do Sul surgem num momento em que as empresas de fertilizantes lutam com a volatilidade do mercado desde que a invasão da Ucrânia pela Rússia fez com que os preços disparassem em 2022, para entrar em colapso no ano seguinte, à medida que a oferta global se estabilizava.
Desde abril de 2023, vários executivos seniores da Nutrien foram demitidos ou deixaram a empresa no Brasil. O êxodo continuou este ano, segundo três fontes com conhecimento direto.
A Nutrien não fez comentários imediatos as saídas dos executivos.
Continua depois da publicidade
Uma das fontes, que pediu anonimato para discutir informações confidenciais, disse que a empresa também decidiu fechar uma antiga instalação de mistura no Estado de São Paulo, embora isso ainda não tenha sido anunciado.
A Nutrien não comentou sobre o futuro dessa misturadora de fertilizantes. Também se recusou a comentar quaisquer demissões relacionadas à paralisação das três fábricas.