Novo Nordisk diz que teste de comprimido para perda de peso tem resultado semelhante a medicamento injetável

A disparada nas vendas do Ozempic e Wegovy fez com que a farmacêutica dinamarquesa aumentasse suas metas financeiras para o ano

Equipe InfoMoney

Ozempic, medicamento composto por semaglutida, utilizado para tratamento de diabetes, da Nova Nordisk (Foto: Mariana Amaro/InfoMoney)
Ozempic, medicamento composto por semaglutida, utilizado para tratamento de diabetes, da Nova Nordisk (Foto: Mariana Amaro/InfoMoney)

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Novo Nordisk informou nesta segunda-feira (22) que os dados de um estudo em estágio final mostraram que uma versão oral de seu medicamento semaglutida para perda de peso ajudou adultos com sobrepeso ou obesos a perder em média entre 15% a 17% de seu peso corporal, comparável a seu remédio injetável Wegovy. Este, por sua vez, é semelhante ao Ozempic, também fabricado pela Novo Nordisk, que, embora seja aprovado pela Anvisa para tratamento de diabetes, tem sido usado para emagrecimento.

A farmacêutica dinamarquesa disse em um comunicado que os resultados principais foram estatisticamente significativos e mostraram perda de peso superior quando comparados a um placebo.

Com isso, a empresa espera registrar um pedido para aprovação regulatória nos Estados Unidos e na União Europeia ainda em 2023. Já o lançamento global do medicamento oral de semaglutida de 50 miligramas, acrescentou a empresa, depende de prioridades de portfólio e capacidade de fabricação.

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O estudo de Fase III envolveu 667 adultos com obesidade ou com sobrepeso com uma ou mais comorbidades. O tratamento foi em conjunto com a intervenção no estilo de vida.

Os participantes que aderiram ao tratamento experimentaram em média uma perda de peso de 17,4% após 68 semanas, em comparação com apenas 1,8% daqueles que tomaram o placebo. Enquanto os participantes que não aderiram totalmente ao tratamento alcançaram uma perda de peso de 15,1% em comparação com uma redução de 2,4% com o placebo.

Os resultados são comparáveis à injeção Wegovy da empresa, disse Martin Holst Lange, chefe de desenvolvimento da Novo Nordisk, levando a uma perda de peso de cerca de 15%, em média, juntamente com mudanças na dieta e nos exercícios.

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“A escolha entre um comprimido diário ou uma injeção semanal para obesidade tem o potencial de oferecer aos pacientes e profissionais de saúde a oportunidade de escolher o que melhor se adapta às preferências individuais de tratamento”, acrescentou.

A Novo Nordisk teve problemas de abastecimento e lutou para acompanhar a crescente demanda dos Estados Unidos pelo Wegovy. A dose mais baixa da injeção semanal contém apenas 2,4 mg de semaglutida, enquanto a pílula diária contém 50 mg.

Um porta-voz se recusou a comentar sobre a capacidade de fabricação da pílula, mas a empresa está priorizando o fornecimento da injeção nos Estados Unidos em vez do lançamento em novos mercados.

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Uma das sedes da Novo Nordisk (Foto: Divulgação)
Uma das sedes da Novo Nordisk (Foto: Divulgação)

Perspectivas

A disparada nas vendas do Ozempic e Wegovy fez com que a farmacêutica dinamarquesa aumentasse suas metas financeiras para o ano. Em prévia operacional, a companhia destacou que suas vendas cresceram 25% no primeiro trimestre do ano, enquanto o lucro operacional aumentou 28%. Com isso, a companhia passou a projetar um crescimento de 24% a 30% nas receitas em 2023 e de 28% a 34% no lucro operacional, ante previsão anterior de 13% a 19% para os dois indicadores.

A venda desses produtos mais que dobrou desde 2022 e, hoje, é responsável por 43% da receita da farmacêutica.

Com isso, a Novo Nordisk se tornou a segunda maior empresa da Europa, com um valor de mercado equivalente a US$ 336 bilhões. A farmacêutica superou a centenária Nestlé e ficou atrás apenas do gigante grupo francês de luxo LVMH, dono de marcas como Louis Vuitton e Givenchy.

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(Com informações da Agência Reuters)