Publicidade
A Renault está fechando um acordo para a Nissan investir em seu negócio de veículos elétricos, a Ampere, de acordo com pessoas familiarizadas com a situação, o que pode ser um passo fundamental o reequilíbrio da aliança entre as duas montadoras.
O presidente da Renault, Jean-Dominique Senard, participará de uma reunião do conselho operacional da aliança na quinta-feira (29) em Yokohama, no Japão, disseram as pessoas, que pediram para não serem identificadas por tratar de assuntos particulares. As negociações estão se acelerando porque as mudanças na alta administração da Nissan removeram um obstáculo entre os sócios, disseram eles.
Embora o investimento na Ampere não esteja formalmente na agenda, a reunião oferecerá uma chance de firmar planos que levariam a Nissan a comprar até 15% dos negócios de veículos elétricos da empresa francesa, disseram as fontes.
Um porta-voz da Nissan disse que as negociações para finalizar o acordo estão progredindo. Um representante da Renault se recusou a comentar.
Uma luta interna de poder na Nissan que levou à saída do diretor de operações Ashwani Gupta atrasou as negociações entre os parceiros da aliança depois que eles chegaram a um acordo preliminar em fevereiro, segundo pessoas próximas ao negócio. O acordo principal pedia equalização de participações e cooperação em projetos futuros, com o objetivo mais amplo de redefinir uma aliança de três vias que também inclui a parceira júnior Mitsubishi Motors.
O CEO da Renault, Luca de Meo, e o CEO da Nissan, Makoto Uchida, têm trabalhado em estreita colaboração para levar o acordo a uma conclusão. Uma série de projetos comuns entre as duas montadoras já foram ativados e estão a decorrer bem, disse de Meo na segunda-feira (26)
Continua depois da publicidade
Tanto a Renault quanto a Nissan estão sob pressão para concluir o acordo histórico, à medida que a concorrência da Tesla e dos fabricantes chineses de veículos elétricos se intensifica.
Com o obstáculo de governança removido, as partes agora querem chegar a um acordo final o mais rápido possível, disseram as pessoas. Advogados foram enviados a cada um dos países de origem dos parceiros para fazer progressos nos acordos, disseram eles.
A Renault tem como alvo uma oferta pública inicial de Ampere logo no quarto trimestre.
Continua depois da publicidade
© 2023 Bloomberg LP