Publicidade
A Mubadala Capital de Abu Dhabi planeja investir R$ 12 bilhões de reais (US$ 2,4 bilhões) ao longo de 10 anos para construir uma fábrica de diesel verde e querosene de aviação sustentável na Bahia. O investimento será feito por meio da Acelen, unidade da empresa no Brasil, e a produção está prevista para começar no primeiro trimestre de 2026, de acordo com comunicado divulgado no sábado (15).
O memorando de entendimento faz parte de diversos outros acordos assinados durante uma visita oficial do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, a Abu Dhabi. Ele foi recebido pelo xeque Mohammed bin Zayed Al Nahyan, presidente dos Emirados Árabes Unidos, para um iftar – uma refeição celebrada após o pôr do sol durante o Ramadã.
“Volto ao país 20 anos depois para reforçar a relação entre Brasil e Emirados Árabes Unidos”, escreveu Lula no Twitter. “Os Emirados são o país da região que mais investe no Brasil, sediarão a COP-28 este ano e ampliarão os investimentos em biocombustíveis e energias renováveis.”
Membros da delegação brasileira e o governo dos Emirados Árabes Unidos também assinaram acordos que abrangem comércio, esportes e inteligência artificial, segundo informações divulgadas pelo governo brasileiro no Twitter.
O embaixador Andre Correa do Lago assinou um memorando sobre ação climática e o embaixador Carlos Sergio Duarte assinou um documento de cooperação entre o Instituto Rio Branco e a Academia Diplomática Dr. Anwar Gargash.
Lula fez uma escala em Abu Dhabi após uma visita oficial de três dias à China. O presidente parte no domingo (16) de manhã de volta ao Brasil. O voo terá uma escala de duas horas em Lisboa e seguirá para Brasília, com chegada prevista para às 21h20, horário local, de acordo com a agenda oficial do governo.
Continua depois da publicidade
© 2023 Bloomberg L.P.