Publicidade
SÃO PAULO – A XP Investimentos classifica como positiva a aquisição que o Minerva (BEEF3) fechou com a Frigomerc, do Paraguai. De acordo com os analistas Rossano Oltramari e William Castro Alves, haverá ganhos adicionais decorrentes da sinergia com a unidade Friasa (empresa controlada pela Minerva), especialmente em economia de custos, planejamento da produção, originação de gado, gestão administrativa e comercial.
Em relatório, eles ressaltam que a Minerva avaliou que, com a junção das duas operações, o frigorífico estará entre os líderes do mercado paraguaio no setor, mesmo considerando que 70% dessas receitas serão advindas de exportações.
Segundo a companhia, uma das principais vantagens de operar no mercado paraguaio é ter um rebanho de grande qualidade e baixo custo devido à uma estrutura de produção moderna e competitiva.
Continua depois da publicidade
Oltramari e Alves acrescentam que os valores envolvidos e as estimativas de receitas e geração de caixa os levam a crer que a aquisição deverá agregar valor para o Minerva. Segundo a dupla, haverá um aumento de 10% da capacidade de abate diário do frigorífico com a compra.
Entenda a operação:
A Minerva informou nesta terça-feira (4) que fechou um contrato preliminar de compra e venda de ações para aquisição da totalidade do capital social da Frigomerc, do Paraguai, no valor total aproximado de US$ 35 milhões.
O acordo preliminar prevê que parte do pagamento total poderá ser realizado via transferência de ações do Minerva mantidas em tesouraria. A aquisição está sujeita a diversas condições e autorizações prévias, que incluem a realização de due diligence, destacou o frigorífico brasileiro.
Continua depois da publicidade
O Frigomerc possui capacidade de abater entre 1.000 e 1.100 cabeças de gado diárias, situando-se entre as cinco maiores exportadoras de carne bovina do Paraguai, com faturamento projetado de US$ 150 milhões em 2013, disse a Minerva.