Microsoft renovará Bing e Edge com recursos de inteligência artificial

O mecanismo de busca Bing será alimentado por inteligência artificial e executado em um novo "modelo de linguagem ampla" mais poderoso que o ChatGPT

Mariana Amaro

(Tawanda Razika/Pixabay )
(Tawanda Razika/Pixabay )

Publicidade

(Reuters) – A Microsoft está renovando seu mecanismo de busca Bing e o navegador de internet Edge com inteligência artificial, anunciou a empresa nesta terça-feira, em um de seus maiores esforços para fortalecer sua concorrência com o Google.

“Esta tecnologia vai remodelar praticamente todas as categorias de software”, disse o presidente-executivo da Microsoft, Satya Nadella, a jornalistas na sede da Microsoft, em Redmond, Washington.

As ações da Microsoft subiam mais de 2% nesta tarde após o anúncio, para 263,5 dólares.

Continua depois da publicidade

O poder das chamadas ferramentas de inteligência artificial generativa, capazes de criarem praticamente qualquer texto ou imagem, chegou ao conhecimento do público mais amplo no ano passado, com o lançamento do chatbot ChatGPT, da OpenAI. As respostas do chatbot parecidas com as que são dadas por um humano fizeram as pessoas pensarem sobre novas possibilidades de marketing, produção de trabalhos intelectuais ou divulgação de notícias, ou mesmo sobre como procurar uma informação online.

O diretor de marketing ao consumidor da Microsoft, Yusuf Mehdi, disse que o mecanismo de busca Bing será alimentado por inteligência artificial e executado em um novo “modelo de linguagem ampla” de próxima geração mais poderoso que o ChatGPT. Segundo ele, um chatbot vai ajudar os usuários a refinarem pesquisas de maneira mais simples, dando resultados mais relevantes e atualizados, ou mesmo tornando o processo de compras online mais fácil, segundo o executivo.

A Microsoft agora pretende comercializar a tecnologia da OpenAI, incluindo o ChatGPT, para seus clientes de serviços de computação em nuvem e adicionar o mesmo poder ao seu conjunto de produtos, incluindo pesquisa na internet.

Continua depois da publicidade

RESPOSTA?

O Google não ficou atrás. Na segunda-feira, o maior mecanismo de buscas na internet revelou um chatbot próprio chamado Bard e anunciou que planeja lançar uma ferramenta de inteligência artificial para seu site de busca que pode sintetizar uma solução quando não existe uma resposta simples online.

A decisão da Microsoft de atualizar o Edge intensificará a concorrência da empresa com o Chrome, do Google.

“A Microsoft está tentando vencer esta batalha da inteligência artificial”, disse o analista Daniel Ives, da Webush Securities.

Continua depois da publicidade

No trimestre encerrado em 31 de dezembro, a Alphabet reportou 42,6 bilhões de dólares de faturamento com buscas no Google e outras receitas, enquanto a Microsoft divulgou 3,2 bilhões de dólares obtidos com buscas e publicidade em notícias.

Por trás da parceria da Microsoft com a OpenAI está o plano da startup de trabalhar na área de desenvolvimento de supercomputação e computação em nuvem para que possa ter tecnologia mais sofisticada, próxima do nível apresentado pela ficção científica.

Mariana Amaro

Editora de Negócios do InfoMoney e apresentadora do podcast Do Zero ao Topo. Cobre negócios e inovação.