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SÃO PAULO – A Brand Finance, uma consultoria internacionalde avaliação de negócios, divulgou nesta quinta-feira (29) seu relatório anual com as marcas mais valiosas e as mais fortes do Brasil.
Por mais um ano consecutivo, o Itaú é a marca mais valiosa do país, apesar de ter sofrido uma baixa de 15% frente o valor de 2018. Mesmo com a queda, o valor do banco foi estimado em US$ 6,8 bilhões pela consultoria.
Setor financeiro domina
A manutenção do Itaú como primeiro do pódio e a presença dos outros três maiores bancos do Brasil entre os cinco primeiros mostram que o setor financeiro domina o ranking.
Seguido do Itaú, vem o Bradesco, com um valor de US$ 6 bilhões e um de crescimento de 8% com relação ao ano anterior. O Banco do Brasil (US$ 4,3 bilhões e crescimento de 4%) e a Caixa Econômica Federal (US$ 4,2 bilhões e crescimento de 62%) aparecem como quarto e quinto colocados, respectivamente. Além de figurar no top 5 pela primeira vez, a Caixa foi a marca que mais cresceu no mercado brasileiro.
“Ao longo de 2019, os bancos brasileiros foram as marcas com o melhor desempenho. Essas instituições encontraram uma maneira de se manterem relativamente estáveis, mesmo em um cenário doméstico complexo como se encontra o do Brasil”, escreve David Haigh, CEO da Brand Finance, no relatório.
Entre as cinco primeiras, a unica que não é do setor financeiro é a Petrobras, em terceiro lugar. A marca da estatal, em 2019, foi avaliada com um valor de US$ 4,6 bilhões.
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Lutando forte em meio à economia fraca
Mesmo que o cenário atual brasileiro seja desafiador, política e economicamente, uma série de marcas conseguiu aumentar seu valor consideravelmente.
Além de calcular o valor, a Brand Finance também determina a força relativa da marca, usando algumas métricas que analisam pontos como investimento em marketing, o patrimônio do publico-alvo e como a marca gerencia o impacto desses aspectos na performance do negócio.
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Seguindo esse critério, a Renner, rede de lojas de roupas e acessórios, é uma das maiores em questão de crescimento e lucratividade. Em 2019, a varejista aumentou em 20% seu valor de marca, chegando aos US$ 641 milhões.
Por lançar diversos empreendimentos tecnológicos que aprimoraram o envolvimento e a experiencia do cliente no varejo, conseguir um ótimo crescimento e manter o caráter de inovação, a Brand Finance avaliou a Renner como a marca mais forte do Brasil em 2019, atingido 91,8 pontos de 100.
Estreias no ranking
O Magazine Luiza apareceu pela primeira vez no ranking, ocupando a 21ª posição, uma na frente da Renner. A companhia, que foi vencedora do ranking Melhores Empresas da Bolsa, realizado pelo InfoMoney em parceria com o Ibmec, teve suas ações valorizadas em quase 9.000% entre o inicio de 2016 e o fim de 2018.
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É a segunda marca de varejo melhor colocada no ranking, ficando atrás apenas da Lojas Americanas, que ocupa a 16ª posição. O valor de marca do Magazine Luiza é de US$ 688 milhões.
Além do varejista, outras estreias foram o Banco do Nordeste, na 41ª posição, e a marca de pães Pullman, do Grupo Bimbo e as companhias aéreas Azul e Gol.
A Azul, considerada a maior companhia aérea do país em número de voos e cidades atendidas, ocupa a 27ª posição do estudo, estreando no ranking com um valor de US$ 466 milhões.
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Já a Gol apareceu na 46ª posição, com um valor de marca de US$ 229 milhões, graças a investimentos em tecnologia e infraestrutura, além de importantes expansões nas suas tradicionais rotas de voo.
Confira as 30 marcas mais valiosas do Brasil:
Posição | Marca | Setor | Valor de marca em 2019 (em milhões de US$) | Valor de marca em 2018 (em milhões de US$) | Alteração do valor |
1 | Itaú | Bancário | 6.809 | 8.011 | – 15% |
2 | Bradesco | Bancário | 6.076 | 5.633 | + 7,9% |
3 | Petrobras | Petróleo e gás | 4.642 | 5.110 | – 9,2% |
4 | Banco do Brasil | Bancário | 4.322 | 4.163 | + 3,8% |
5 | Caixa | Bancário | 4.233 | 2.620 | + 61,6% |
6 | Brahma | Cerveja | 3.637 | 3.715 | – 2,1% |
7 | Skol | Cerveja | 3.426 | 3.317 | + 3,3% |
8 | Vale | Mineração | 2.643 | 2.093 | + 25,8% |
9 | Sadia | Alimentos | 2.035 | 2.764 | – 26,4% |
10 | Vivo | Telecomunicações | 1.884 | 2.099 | – 10,2% |
11 | Natura | Cosméticos | 1.434 | 1.096 | + 30,8% |
12 | Fibria | Engenharia e construção | 1.223 | 1.175 | + 4,1% |
13 | Derby | Tabaco | 1.222 | 943 | + 30,8% |
14 | Antarctica | Cerveja | 1.192 | 1.123 | + 6,2% |
15 | Embraer | Aviação | 1.033 | 1.000 | + 3,2% |
16 | Americanas | Varejo | 1.002 | 960 | + 4,3% |
17 | Braskem | Química | 835 | 745 | + 12,1% |
18 | Oi | Telecomunicação | 796 | 977 | – 18,5% |
19 | Marfrig | Alimentos | 765 | 635 | + 20,4% |
20 | Ipiranga | Gasolina | 730 | 808 | – 9,7% |
21 | Magazine Luiza | Varejo | 688 | – | – |
22 | Renner | Varejo | 641 | 532 | + 20,4% |
23 | Cielo | Financeiro | 591 | 1.267 | – 53,4% |
24 | Nova Schin | Cerveja | 512 | 894 | – 42,7% |
25 | Extra | Varejo | 472 | 419 | + 12,6% |
26 | Sul America | Seguros | 471 | 628 | – 25% |
27 | Azul | Aviação | 466 | – | – |
28 | Porto Seguro | Seguros | 446 | 513 | – 13,1% |
29 | Votorantim | Engenharia e Construção | 434 | 720 | – 39,7% |
30 | Assaí Atacadista | Varejo | 381 | 266 | + 43,3% |
Para ver a versão gratuita do relatório, clique aqui.
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Metodologia da avaliação
A metodologia para o cálculo do valor das marcas da Brand Finance parte da determinação do Valor Econômico Adicionado (Economic Value Added) da empresa para posteriormente identificar a parcela deste valor gerado pela marca.
Isso significa que a essa metodologia analisa as diferentes formas de influência da marca no desempenho da organização, de acordo com o impacto que exerce em consumidores (atuais e potenciais), funcionários, fornecedores e investidores.