Publicidade
O leilão da primeira parceria público-privada na área da saúde do estado do Rio de Janeiro acontecerá em 21 de junho, na B3. Trata-se da concorrência para exploração e modernização do Complexo Hospitalar Souza Aguiar, no centro da capital fluminense, com previsão de investimentos na casa de R$ 850 milhões.
Segundo o edital, o ganhador será responsável pela modernização e adequação de instalações prediais, além da prestação de serviços não assistenciais na unidade hospitalar. As informações foram publicadas nesta quarta-feira (10) no Diário Oficial.
O chamamento público foi feito em abril, garantindo 30 anos de um contrato em que a ganhadora vai cuidar da gestão patrimonial, segurança e serviços como alimentação e estacionamento. A parceria ganha destaque pois este é considerado o maior hospital de emergência da América Latina, segundo o IBGE, responsável por 270 mil atendimentos por ano. Estão incluídos no pacote a Maternidade Maria Amélia e o CER Centro.
Continua depois da publicidade
Ainda segundo a licitação, mais da metade dos investimentos previstos devem ser feitos já nos primeiros três primeiros anos de contrato. As reformas também foram divididas em três fases, entre obras externas (de menor impacto na operação); reformas nas áreas internas (que atrapalham o cotidiano da casa de saúde); e reformas de áreas agregadas, como a capela.
“Hoje a administração do Souza Aguiar é muito complexa, com centenas de contratos administrativos pequenos que tornam a gestão um desafio. Além disso, a PPP viabiliza um conjunto de investimentos a curto prazo e aumenta a eficiência da gestão em relação a atual. Nós vamos organizar isso em um único contrato com o vencedor da licitação. E a Prefeitura viabiliza grandes investimentos privados em curto prazo, que elevarão significativamente a produtividade”, destacou Lucas Costa, diretor de estruturação de projetos da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar).
“A parceria, esperada ansiosamente por todos que atuam em atuam em uma das 3 unidades existentes, permitirá que sejam feitos investimentos robustos em infraestrutura e atualização de todo parque tecnológico contribuindo para ampliação dos atendimentos, aumento do número de internações hospitalares e cirurgias realizadas, além de aumentar a satisfação do usuário”, ressalta Paula Travassos, diretora geral do Hospital Municipal Souza Aguiar.