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(Bloomberg) — A Kering SA comprou uma participação de 30% na marca de moda de luxo Valentino por € 1,7 bilhão (US$ 1,87 bilhão), enquanto o crescimento da Gucci, sua maior marca, continua estagnado.
O acordo prevê que a empresa francesa terá a opção de comprar o restante da Valentino de sua proprietária, Mayhoola, do Catar, antes do final de 2028. O acordo, que ocorre apenas algumas semanas depois que a Kering comprou a perfumaria de luxo Creed, pode levar a Mayhoola a adquirir uma participação no grupo.
O proprietário da Gucci tem lutado para acompanhar os rivais em meio a um boom no setor de moda que ajudou a transformar a maior empresa francesa LVMH na empresa mais valiosa da Europa. A Hermes divulgou na sexta-feira um salto nas vendas devido à demanda resiliente por produtos como suas bolsas Birkin, principalmente nos EUA e na China.
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O CEO da Kering, François-Henri Pinault, está pressionando para fechar a lacuna com seus rivais. Investidores ativistas, incluindo Bluebell Capital Partners Ltd., estão ‘cercando’ o grupo de luxo francês, e a Kering tem sondado consultores de defesa, informou a Bloomberg no início deste mês.
O acordo é “estrategicamente sólido”, disse Rogério Fujimori, analista da Stifel, em nota. “A Valentino deve ser capaz de alavancar as capacidades e conhecimentos internos da Kering para acelerar seu desenvolvimento e melhorar suas margens.”
As ações da Kering subiram até 1,8% no início do pregão de Paris.
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Uma alavanca para o desenvolvimento
A Valentino, cujos designs de tapete vermelho foram usados recentemente por estrelas que vão de Zendaya a Florence Pugh, foi fundada na Itália em 1960 e adquirida pela Mayhoola for Investments SPC do Catar há mais de uma década.
A marca teve receita de € 1,4 bilhão no ano passado e € 350 milhões em lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização. Possui 211 lojas em mais de 25 países.
A posse da Kering por Mayhoola marcaria outro importante investimento francês para empresas do Catar, que adquiriram ativos nos últimos anos, incluindo o clube de futebol Paris Saint-Germain.
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As vendas da Gucci subiram apenas 1% no segundo trimestre em bases comparáveis, disse a empresa na quinta-feira, bem atrás do ganho de 4,2% esperado pelos analistas.
A Kering, que obtém dois terços de seus lucros com a marca, já recuperou a liderança para reavivar seu apelo. Na semana passada, a empresa anunciou a saída iminente do CEO da Gucci, Marco Bizzarri, para ser substituído temporariamente por Jean-Francois Palus, um tenente de confiança do CEO Pinault. A Kering iniciará uma busca por um CEO permanente da Gucci a partir de setembro, disse Pinault.
Isso ocorre após a saída de novembro do diretor criativo Alessandro Michele, cujos designs extravagantes caíram em desgraça. Michele foi substituída por Sabato de Sarno, ex-designer da Valentino que deve apresentar sua coleção de estreia em setembro em Milão.
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O acordo com a Mayhoola foi feito “bastante rápido” e o objetivo era assinar o acordo antes do verão, disse o diretor financeiro da Kering, Jean-Marc Duplaix, a analistas em uma teleconferência.
© 2023 Bloomberg L.P.