“iCar”? Conheça 5 razões do porque o carro da Apple não deve existir

O carro da Apple seria algo para contarmos apenas em um futuro distante, já que a empresa terceiriza grande parte de sua produção na China

Júlia Miozzo

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SÃO PAULO – Desde que os rumores do carro fabricado pela Apple começaram, o assunto não parou: fontes que entendem do assunto já afirmaram que a produção se iniciará em 2020 e informações mostram que a empresa já possui uma equipe automobilística de 200 pessoas.

Existem alguns motivos, entretanto, para duvidar dos rumores e sobre a possibilidade de que um dia venha a existir um carro totalmente planejado e produzido pela Apple, conta o CNBC. Seria algo para contarmos apenas em um futuro distante, já que a empresa terceiriza grande parte de sua produção na China.

Saiba as cinco razões do por que o carro da Apple parece ser só uma fantasia:

1. A economia não funciona
As margens de lucro ou as múltiplas ações da indústria automobilística não são semelhantes aos negócios da Apple. A empresa possui uma margem de lucro de 39%, por precisar gastar pouco em pesquisa e publicidade. Enquanto isso, a Ford transformou US$ 144,1 bilhão em vendas em menos de US$ 4 bilhões de lucro operacional, tendo uma margem de 2,3%. Mesmo em um ano bom para os carros, a margem da Ford é mais de dez vezes menor que a da Apple.

2. Não existe um contrato de fabricação na indústria automobilística
A Apple não é a responsável pela produção dos iPhones, iPads ou iWatches – eles são fabricados por empresas terceirizadas. Enquanto isso, a fabricação de carros geralmente funciona de maneira totalmente diferente.

A Tesla, por exemplo, monta seus próprios carros, produz suas próprias baterias e, como a Apple, comanda suas próprias lojas. Mesmo assim, a Tesla entrou em conflito com uma lei estadual de franquias que protege as concessionárias de apoio.

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São pouquíssimas as “terceirizadas” que conseguem montar um carro, e elas não conseguem fazer toda a produção – só uma das partes.

Colocar um mecânico de carros em uma Apple Store poderia ser tão difícil quando encontrar mecânicos para tal.

3. Os rumores dependem de um tipo diferente de indústria automobilística – e um tipo muito diferente de carro
Embora os analistas Adam Jonas e Katy Huberty acreditem em uma estratégia de carros da Apple, criar um carro com essa marca assume grandes mudanças na compra e fabricação de carros que ainda não aconteceram.

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Em relatório desta semana, eles enfatizam que a ideia do “AppleCar” é de carros elétricos e que dirigem sozinhos, e apenas 400.000 dos mais de 88 milhões de carros vendidos no mundo no ano passado eram elétricos – e nenhum é “auto dirigível”.

4. A Apple pode expandir seus negócios nos carros sem fabricar um
O negócio da Apple, atualmente, é vender uma combinação de conteúdo e anúncios junto com seu hardware. Por exemplo, o CarPlay é um de seus negócios e uma forma de utilizar o celular em seu carro, em parceria com diversas outras empresas. Em 2016, o serviço será expandido para outros carros e os smartphones devem substituir o CD player dos carros e muito da sua tecnologia de navegação.

5. Os carros não são um negócio em crescimento
As entregas anuais de smartphones estão previstas para crescer quase 50% em 2018, de acordo com a Statista. Eles também veem 20% de crescimento nas vendas unitárias de carros até então, mas esses números dependem de uma expansão liderada pela Índia, Russia, América do Sul, e a Rússia e grande parte da América Latina estão se esforçando para fazê-lo. É arriscado para a Apple ser uma empresa de capital intensivo em um negócio de baixo crescimento.