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É do icônico empreendedor Richard Branson a frase que diz que “as pequenas empresas são ágeis e ousadas e podem ensinar às empresas muito maiores uma ou duas lições de inovação que podem mudar indústrias inteiras.”
Ainda que muito inspiradora, a frase tende a ser associadas às famosas companhias do Vale Silício, que conseguiram inovar em um ambiente muito diferente do enfrentado pelas pequenas empresas brasileiras. Mas o que esses exemplos de fora podem ensinar às PMEs brasileiras quando o assunto é inovação?
Empresas como Amazon, Google, Uber e Netflix têm em comum o fato de adotarem a tecnologia como principal combustível para a inovação. Nesse cenário, torna-se impossível separar a estratégia de negócios da estratégia de tecnologia — num modelo que pode e deve ser replicado em empresas de diversos setores e diferentes tamanhos.
“O que nos leva a selecionar uma ou outra empresa, na maior parte das vezes, está associado à eficiência tecnológica que a mesma oferece. Usamos o aplicativo ‘A’ ou ‘B’ porque abre mais rápido, porque requer menos dados de cadastro, porque tem uma interface mais amigável… Isso tudo é tecnologia. E é nisso que toda empresa tem que estar atenta”, afirma Luciane Dalmolin, diretora de vendas para Pequenas e Médias empresas da Dell Brasil.
Luciane explica que, quando nascem, as novas empresas costumam ser naturalmente inovadoras, já que se propõem a solucionar problemas em nossa sociedade e mudar indústrias. “O desafio maior se dá quando a empresa já foi estabelecida, pois as mesmas precisam estar atentas às transformações ao seu redor, inovando de acordo com as tendências do mercado e, na maioria das vezes, sem deter vasto conhecimento sobre o tema”, afirma.
Uma pesquisa da Oxford Business Group revela que um terço (33,9%) das PMEs brasileiras tem como prioridade ser inovadora. Apesar dessa vontade, em muitos casos o impulso para abraçar a inovação esbarra na difícil missão de escolher a tecnologia mais adequada. É justamente essa falta de conhecimento mencionada por Luciane que pode prejudicar a continuidade dos negócios que nasceram para inovar.
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Como escolher a melhor tecnologia
A Dell têm se tornado referência no auxílio de empreendedores e pequenas empresas que precisam, justamente, desse conhecimento.
Dentre os diversos serviços oferecidos, o grande destaque é o atendimento especializado e gratuito para pequenas empresas oferecido por uma equipe de consultores capacitados, disponível por meio de chat e telefone. “Com esses consultores conseguimos fazer o diagnóstico de cada negócio e indicar quais são os melhores produtos e soluções para cada perfil de negócio e empresa”, afirma Luciane.
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Hoje, em um universo de mais de 15 milhões de pequenas empresas existentes no Brasil, cerca de 27,3% usa equipamentos como computadores e notebooks da Dell. Inserida no dia a dia dos pequenos empreendedores brasileiros, a companhia também oferece a página Central para Pequenas Empresas, que traz uma série de conteúdos sobre tecnologia, desafios do empreendedorismo e casos de clientes para auxiliar os empreendedores a fazerem ainda mais em seus negócios.
“Temos ainda o programa de relacionamento Dell Expert Network, focado em profissionais de TI que prestam consultoria para às PMEs, em que oferecemos atendimento dedicado, treinamentos exclusivos e, mais recentemente, a certificação do consultor para estar ainda mais preparado para o atendimento dos seus clientes. Hoje, já são mais de 4 mil consultores cadastrados e temos investimentos já planejados para o incremento desta base ao longo de 2019”, afirma Luciane.
As principais tecnologias para inovar
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Muitas das tecnologias utilizadas pelas empresas que mais crescem ao redor do mundo estão ao alcance também das pequenas empresas brasileiras. Se adotadas de maneira correta, podem ajudar essas companhias a inovar e crescer.
Segundo dados da companhia de pesquisas Gartner, a inteligência artificial (IA) é a principal tendência de tecnologia utilizada por empresas nos dias atuais. Em sua forma mais básica, ela é capaz de interagir com clientes por meio de um chat ou até gerir o estoque de produtos e prever a necessidade de novos suprimentos. A Amazon, por exemplo, utiliza a inteligência artificial para recomendar produtos de acordo com os gostos de cada cliente.
Já a tecnologia de big data analytics consegue analisar grandes volumes de dados, cruzando informações e identificando padrões até então imperceptíveis. Na rede de cafés Starbucks, essa tecnologia é o grande guia de seu processo de expansão. Por meio de um sistema chamado Atlas, a cafeteria americana consegue cruzar dados demográficos com as características das lojas já existentes em uma determinada região e, com base nisso, estimar a possível demanda do local para decidir se ali surgirá uma nova cafeteria.
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Ainda entre as principais tecnologias adotadas por empresas estão a realidade virtual, a computação em nuvem e o blockchain.
Para saber mais sobre quais as soluções ideais que a Dell e Intel® podem oferecer para a sua empresa, fale com um consultor Dell no chat www.dell.com.br/chat ou no 0800 722 3400 – e para conferir conteúdos exclusivos para empreendedores, acesse a Central para Pequenas Empresas.