Publicidade
SÃO PAULO – Como XP e Stone, duas das maiores fintechs do país, passaram por crises anteriores e estão enfrentando o cenário atual com a pandemia de coronavírus?
“Empurrando seu próprio carro” e adaptando a rotina e o funcionamento das companhias ao novo cenário. Foi o que afirmaram Guilherme Benchimol, fundador da XP Inc., e André Street, fundador da empresa de pagamentos Stone, numa live nesta segunda-feira (para assistir, basta clicar no link acima).
A analogia de “empurrar o carro” foi trazida por Benchimol, quando foi questionado sobre conselhos que daria a outros empreendedores neste momento.
Continua depois da publicidade
“Experimente enguiçar o carro na estrada. Se você parar e começar a pedir ajuda, ninguém vai parar. Agora, experimente ir para trás do carro e começar a empurrá-lo. Todo mundo vai te ajudar”, afirmou.
Para Benchimol e Street, o mesmo se aplica ao empreendedorismo. “Se o empreendedor ‘empurrar o seu carro’, mostrar que está fazendo tudo que pode, a ajuda vai aparecer. Foi assim que construí a XP”, completou.
Segundo os empreendedores, “empurrar o carro” neste momento significa ter conversa franca com funcionários e clientes, pedir ajuda quando necessário e ser criativo para encontrar soluções.
Continua depois da publicidade
“Combinei com a equipe que vamos atravessar a crise crescendo”, disse Benchimol.
“Não é hora de demitir. É hora de ter calma”, afirmou Street.
Os empresários – cujas trajetórias estão retratadas no recém-lançado livro Fora da Curva 2 – também contaram as lições que aprenderam em crises passadas e como elas podem ser úteis agora.
Continua depois da publicidade
O programa faz parte da série especial do podcast Do Zero ao Topo, que traz entrevistas com empresários e executivos para mostrar como eles estão lidando com a crise.
Aprendizados em tempos de crise: uma série especial do Stock Pickers com as lições dos principais nomes do mercado de ações. Assista – é de graça!