Publicidade
SÃO PAULO – O InfoMoney premiou hoje as melhores empresas da Bolsa brasileira, com base num ranking exclusivo criado em parceria com o Ibmec, uma das principais escolas de negócios do país, e a empresa de informações financeiras Economatica.
O ranking Melhores Empresas da Bolsa é diferente de outras pesquisas semelhantes existentes no mercado, na medida em que adota critérios quantitativos e também qualitativos para premiar as companhias de capital aberto.
A parte quantitativa da análise, feita pela Economatica, avaliou a rentabilidade e o desempenho das ações das empresas. Para a análise das ações, foi considerado o retorno absoluto e também o número de vezes que a ação teve um desempenho melhor que o do Ibovespa. O objetivo foi premiar as empresas cujos papéis tiveram um comportamento mais consistente.
A avaliação qualitativa, conduzida pelo Ibmec, mediu as companhias de acordo com critérios de governança corporativa. Os pontos considerados foram a composição do conselho de administração, a existência e a transparência de códigos de ética e de conduta e de canais de denúncia e notícias sobre o envolvimento da empresa em condenações e investigações de crimes ambientais, de lavagem de dinheiro e corrupção.
Para premiar a consistência, o ranking analisou os resultados, o desempenho das ações e as práticas de governança das empresas em três anos, de 2016 a 2018. Saiba mais sobre a metodologia.
As vencedoras em diferentes setores
O ranking selecionou as melhores empresas da Bolsa em sete setores: bens industriais, consumo, finanças, petróleo e gás, saúde, telecomunicações e utilidade pública.
Continua depois da publicidade
A companhia que mais se destacou nos critérios analisados foi escolhida como a melhor da Bolsa.
Com o objetivo de não deixar de fora a nova safra da Bolsa, foi criado o prêmio revelação, entregue às empresas que abriram capital há até três anos. Os critérios de avaliação são os mesmos, mas o período de análise é mais curto, apenas o ano de 2018. Conheça as vencedoras:
As melhores empresas da Bolsa
- A melhor do setor de bens industriais: Tegma
- A melhor do setor de consumo: Magazine Luiza
- A melhor do setor financeiro: Porto Seguro
- A melhor do setor de petróleo e gás: PetroRio
- A melhor do setor de saúde: Fleury
- A melhor do setor de telecomunicações: TIM
- A melhor do setor de utilidade pública: Engie
- A melhor empresa da Bolsa: Magazine Luiza
Prêmio revelação
- Categoria bronze: Movida
- Categoria prata: Burger King
- Categoria ouro: IRB