Publicidade
SÃO PAULO – Ainda na infância, Ozires Silva fazia uma pergunta a todos que encontrava: se o Brasil tinha sido o berço da aviação com Santos Dumond, por que o país não fabricava aviões?
Foi esse o pensamento que levou o engenheiro, muitos anos mais tarde, a idealizar e convencer o governo brasileiro a criar a Embraer, em 1969, — hoje uma das maiores companhias aeroespaciais do mundo.
“O primeiro voo do Bandeirante [avião da Embraer] foi o dia mais emocionante da minha vida”, relembra Ozires, hoje com 89 anos, em entrevista ao podcast Do Zero ao Topo.
Continua depois da publicidade
Além de fundar, Ozires presidiu a companhia entre 1969 e 1986, quando saiu para comandar a Petrobras. O engenheiro voltou para a empresa em 1991, para comandar sua privatização por meio de uma oferta de ações.
Sobre o Do Zero ao Topo
O podcast Do Zero ao Topo traz, a cada semana, um empresário de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias utilizadas na construção do negócio.
O programa já recebeu nomes como João Apolinário, fundador da Polishop, José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner, Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos, André Penha, cofundador do QuintoAndar, Sebastião Bonfim, criador da Centauro e Edgar Corona, da rede Smart Fit.
Continua depois da publicidade
É possível seguir e escutar o programa pelo Apple Podcasts, Spotify, Deezer, Spreaker, Google Podcast, Castbox e demais agregadores de podcast.