Ford, Lyft e Argo vão lançar serviço de táxis-robôs nos EUA

Plano é começar a expandir a iniciativa significativamente em 2023, com o objetivo final de mil veículos autônomos em circulação nos EUA

Bloomberg

Publicidade

(Bloomberg) – Ford Motor e Argo AI planejam lançar ainda este ano um serviço de aplicativo de transporte com direção autônoma em parceria com a Lyft em Miami e Austin, no Texas. Será o maior lançamento comercial de transporte operado por robôs.

O negócio anunciado na quarta-feira reúne os três elementos essenciais para implantar táxis-robôs – uma grande montadora, um desenvolvedor de tecnologia de direção autônoma e uma grande empresa de aplicativo de transporte.

O plano é começar a expandir a iniciativa significativamente em 2023, com o objetivo final de 1.000 veículos autônomos em circulação nas seis cidades dos EUA onde a Argo conduz testes, incluindo Washington.

Continua depois da publicidade

Como parte do acordo, a Lyft vai ficar com uma participação de 2,5% na Argo, que recebeu um total de US$ 3,6 bilhões em investimentos da Ford e da Volkswagen. A Lyft não investiu dinheiro, mas está fornecendo à Argo acesso a dados de frota e segurança que permitirão um roteiro detalhado para ajudar a implantar um serviço de táxis-robôs em grande escala.

A parceria vai elevar o valuation da Argo para US$ 12,4 bilhões em relação a um valor anterior de pouco mais de US$ 7 bilhões, segundo pessoas a par do acordo que não quiseram ser identificadas.

O serviço de táxis-robôs será iniciado com menos de 100 veículos híbridos com direção autônoma Ford Escape em Miami e Austin, cada um acompanhado por dois humanos: um motorista de reserva que assumirá o controle se necessário e um profissional para monitorar a tecnologia que conduz a operação.

Continua depois da publicidade

Os veículos não ficarão restritos a rotas pré-aprovadas, e os passageiros terão a opção de escolher um veículo autônomo no aplicativo da Lyft sem nenhum custo extra.

“Você poderá ir de endereço a endereço, não serão rotas fixas”, disse Bryan Salesky, CEO da Argo, em entrevista. “Será como um veículo que você pediria hoje, exceto que um robô estará dirigindo.”

A larga escala de um aplicativo de transporte conhecido ajudará a “normalizar” a direção autônoma para consumidores relutantes em confiar na tecnologia, disse Jody Kelman, chefe da unidade autônoma da Lyft em entrevista.

Continua depois da publicidade

“Realmente queremos ajudar os consumidores nesta transição para a tecnologia de direção autônoma como uma opção de transporte”, disse Kelman. “Achamos que a maneira mais fácil de um consumidor pensar nisso é que o preço seja o mesmo. É como qualquer outra corrida com a Lyft.”

Waymo e Cruise

Ford, Argo e Lyft seguem os passos da Waymo, controlada pela Alphabet, que opera minivans autônomas por meio de um aplicativo de em Chandler, Arizona, nos arredores de Phoenix. A unidade Cruise da General Motors também testa um serviço de direção autônoma em São Francisco, mas a empresa não disse quando será lançado comercialmente.

Salesky diz que a iniciativa de sua empresa com a Ford e a Lyft é um empreendimento mais complexo do que os atualmente em andamento.

Continua depois da publicidade

“Estamos em áreas muito mais desafiadoras”, disse Salesky. “Estamos em cidades onde há uma demanda significativa de transporte e entrega de mercadorias, o que gera ótimos negócios.”

Além do transporte, o Ford Escape autônomo também será usado para entregar mantimentos e outros itens pequenos em parcerias com outras empresas que Salesky não identificou.

Os dados de mercado detalhados que a Lyft está fornecendo ajudarão a acelerar o lançamento, disse Salesky.

Continua depois da publicidade

Quer entender o que é o mercado financeiro? Assista à série gratuita “Carreira no Mercado Financeiro” e conheça o setor da economia que paga os melhores salários de 2021.