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A Ford anunciou, na última semana, uma parceria estratégica com a plataforma Manufacture 2030 (M2030) para mapear e reduzir as emissões de carbono em toda a cadeia de fornecedores. O objetivo, segundo a empresa, é neutralizar os gases tóxicos em fábricas pelo mundo até 2050 e na Europa até 2035.
A Manufacture 2030 é uma iniciativa que reúne companhias de vários países no foco de aumentar a sustentabilidade na fabricação de seus produtos. A plataforma hoje já atinge marcas como Toyota, Bayer, Roche, GSK, entre outras, sendo a Ford uma das primeiras montadoras norte-americanas a se juntar ao projeto.
No modelo de parceria, a empresa quer oferecer aos seus fornecedores em todo o mundo auxílio para estabelecer metas de redução de carbono. Isso também contribui para o plano de eletrificar a frota de lançamento de veículos, que já deve contar com três novos modelos no ano que vem.
A previsão da Ford é que, até 2030, mais da metade da produção global de carros seja de modelos elétricos. Com isso, a empresa quer garantir que pelo menos 10% do aço e alumínio que consome seja de fontes de carbono zero ou quase zero.
Esse movimento da Ford está associado à estratégia de atender a expectativa dos consumidores, acionistas e investidores, que cobram por mais sustentabilidade na linha de produção da marca, conforme explica o vice-presidente global da Cadeia de Suprimentos da Ford, Jonathan Jennings.
“Atingir nossas metas exigirá a redução das emissões em toda a nossa cadeia de valor, principalmente na compra de energia, bens e serviços. A M2030 é chave para nos ajudar não só a medir as emissões, mas também a montar planos de ação realistas e a traçar caminhos para alcançar nossos objetivos”, afirmou.