Publicidade
SÃO PAULO – Diante da intenção de aumento de capital anunciada pela Gerdau (GGBR4) na última segunda-feira (21), a Fitch Ratings reforçou o rating grau de investimento da siderúrgica. “A proposta de oferta de ações da Gerdau demonstra seu contínuo compromisso com uma estrutura de capital de grau de investimento”, disse a agência de classificação de risco.
Caso a capitalização da companhia seja bem sucedida, a Fitch estima que o índice Dívida Líquida/Ebitda (geração operacional de caixa) reduza para menos de 2,0x nesse ano, se aproximando da média de 1,6x registrada entre 2006 e 2008.
Cabe ressaltar que nos últimos dois anos a alavancagem da empresa aumentou por conta da queda acentuada do aço em 2009 e dos investimentos realizados no último ano, que contaram com a compra do restante das ações da subsidiária Gerdau Ameristeel por US$ 1,6 bilhão. Com isso, a relação entre a dívida líquida e o Ebitda ficou em 2,5x em 2010 e 2,9x no ano anterior, explica a agência.
Recursos extras da emissão
Além de auxiliar na redução da relação entre a dívida líquida e a geração operacional de caixa, a emissão das ações servirá para ajudar a financiar o ambicioso programa de investimentos da companhia dos próximos três anos, “que inclui o recém-anunciado investimento de R$ 2,5 bilhões para aumentar a produção de aço e a capacidade de laminação da usina Cosigua”.
Além disso, ela iniciará a expansão da produção de minério de ferro, estimada em 2,9 bilhões de toneladas, buscando assim a autossuficiência da commodity para a usina integrada de Ouro Branco, ressalta a Fitch.