Fator vê demanda para eventual IPO de controlada da Gafisa

Corretora afirma que segmento AlphaVille tem se destacado positivamente em relação aos demais negócios da empresa

Mariana Mandrote

Publicidade

SÃO PAULO – A Fator Corretora acredita que há demanda suficiente para um eventual IPO (Initial Public Offering) ou venda de participação da Alphaville, controlada da construtora Gafisa (GFSA3). Por enquanto, a corretora mantém a recomendação e preço-alvo de Gafisa em revisão.

Na noite de segunda-feira (10), a companhia informou ter iniciado uma análise de “opções estratégicas” para o futuro da Alphaville, o que poderia envolver a abertura de capital ou a alienação de uma fatia da empresa.

“Acreditamos na viabilidade das alternativas estudadas pela Gafisa, pois o segmento AlphaVille tem se destacado positivamente em relação aos demais negócios da companhia e acreditamos que haveria demanda em eventual IPO ou venda de participação no segmento”, escrevem em relatório os analistas René Brandt e Iago Whately.

No entanto, de acordo com a corretora, o mais importante para os acionistas é: quanto valerá a sua participação nos negócios Gafisa e Tenda? “O atual valor de mercado de Gafisa pode não refletir totalmente AlphaVille, mas reflete a expectativa de baixa rentabilidade por longo período de tempo nos negócios Gafisa e Tenda”, afirmam os analistas.

Além disso, a movimentação em relação à AlphaVille sinaliza que continua a disputa sobre o número de ações que serão entregues na quitação dos 20% restantes da controlada, acrescentam Brandt e Whately.