Fator recomenda cautela com ações da Hypermarcas após resultados

Analistas da corretora avaliam balanço como regular, com destaque para aumento da receita do segmento farmacêutico

Marcel Teixeira

Publicidade

SÃO PAULO – A Fator Corretora avalia como regular o resultado da Hypermarcas (HYPE3) referente ao primeiro trimestre deste ano. Entretanto, apesar de acreditar em uma reação positiva das ações após o balanço da companhia, adverte os investidores a manterem cautela.

A postura cautelosa deve-se, segundo os analistas Iago Whately e Gabriel de Gaetano, ao fato da maior parcela do segmento farmacêutico no mix de vendas ser algo sazonal, que pode se refletir em uma menor margem bruta nos próximos trimestres.

Além disso, mencionam o aumento de 9,3% na comparação anual das vendas do segmento de consumo terem sido favorecidas por uma fraca base de comparação e indicar que a companhia ainda enfrenta os desafios de um ambiente competitivo. “Apesar disso, o resultado reforçou a expectativa de que o guidance de R$ 850 milhões para o Ebitda (geração operacional de caixa) da companhia em 2012 será atingido”, apontam os analistas.

Destaques dos resultados
Whately e Gaetano destacam o forte crescimento da receita do segmento farmacêutico, levando a receita total e o Ebitda (geração operacional de caixa) acima das expectativas da instituição e do mercado.

Por outro lado, a margem operacional da Hypermarcas no período em questão ficou em linha com a esperada pela corretora, com o bom resultado da parte farmacêutica no mix de vendas e o baixo custo com vendas ofuscando os maiores gastos com marketing. Enquanto isso, o lucro líquido ficou abaixo das expectativas da Fator, principalmente por conta maiores despesas financeiras e não recorrentes com vendas de produtos de higiene e limpeza.

Recomendação e preço-alvo
A corretora manteve sua recomendação de manutenção para Hypermarcas, com preço-alvo de R$ 12,10 por ação para dezembro deste ano, configurando um downside de 4,47%.