Elon Musk mira OpenAI com lançamento de empresa de inteligência artificial xAI

Musk faz parte de grupo que alerta sobre o potencial de "destruição" da IA e pediu que a corrida para desenvolvimento da tecnologia fosse interrompida

Reuters

Publicidade

Elon Musk lançou sua tão aguardada startup de inteligência artificial (IA), xAI, nesta quarta-feira (12), com um time de engenheiros das mesmas empresas de tecnologia dos Estados Unidos que ele espera concorrer em sua tentativa de construir uma alternativa ao ChatGPT.

Musk tem alertado há meses sobre o potencial de “destruição civilizacional” da IA, argumentando que a corrida entre empresas como Google e Microsoft para desenvolver a tecnologia deveria ser interrompida para permitir tempo para a elaboração de regulamentações para o setor.

A razão para o lançamento da startup é “entender a verdadeira natureza do universo”, disse Musk, que também cofundou a OpenAI, mas depois deixou a startup – creditada por desencadear a febre da IA generativa.

Continua depois da publicidade

Dan Hendrycks, que atua como diretor do Centro de Segurança de IA (Cais, na sigla em inglês), uma organização sem fins lucrativos que busca reduzir os riscos apresentados pela tecnologia, será conselheiro da empresa.

A equipe da startup inclui vários antigos engenheiros e cientistas do Google, Microsoft e OpenAI.

“Nós trabalhamos e lideramos o desenvolvimento de algumas das maiores inovações no campo, incluindo AlphaStar… GPT-3.5 e GPT-4”, disse a startup em seu site.

Continua depois da publicidade

A empresa, que está buscando engenheiros e pesquisadores experientes para se juntarem à sua equipe técnica na área da Baía de São Francisco, realizará um evento no Twitter Spaces em 14 de julho.

A startup de Musk trabalhará em estreita colaboração com suas outras empresas, incluindo Twitter e Tesla, de acordo com o site.