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De startup a unicórnio: a história da Kavak Brasil, por Roger Laughlin, co-fundador e CEO da empresa

Plataforma de compra e venda de veículos adotou abordagem end-to-end e investiu em tecnologia e dados para aprimorar a experiência do cliente

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A jornada empreendedora de Roger Laughlin, co-fundador CEO da Kavak Brasil, é marcada por desafios, superações e um olhar atento para as oportunidades. Em uma entrevista exclusiva para o programa “Trilha da Inovação”, Roger compartilhou os bastidores do início da Kavak e como a empresa se tornou uma das startups de maior destaque no cenário mundial de carros usados.

“Minha primeira real oportunidade profissional foi no Brasil. Cheguei em 2009, quando o país estava em ascensão, com o Cristo na capa com um foguete, um cenário econômico favorável”, revela Roger. Inicialmente trabalhando como consultor na Bain & Company, ele logo descobriu sua paixão por construir negócios do zero, o que o levou a ingressar na Groupon.

Foi nesse momento que Roger percebeu a falta de soluções eficientes no mercado de compra e venda de carros usados. “Minha experiência pessoal ao mudar de país e lidar com a venda e compra de veículos mostrou como o processo era desgastante, cheio de assimetrias de informação e riscos ocultos”, compartilha Roger.

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Essa lacuna impulsionou Roger e seu sócio a explorarem a ideia de criar um negócio que resolvesse esse problema complexo. E assim nasceu a Kavak, uma plataforma de compra e venda de carros usados que vai além, construindo um ecossistema completo para facilitar o acesso dos consumidores a veículos e serviços relacionados.

A empresa adotou uma abordagem end-to-end, verticalizando diversas etapas do processo e investindo em tecnologia e inteligência de dados para aprimorar a experiência do cliente. “Dados estão no centro da estratégia da Kavak. Criamos um algoritmo de precificação que nos ajuda a definir os melhores preços de compra e venda, levando em conta a dinâmica do mercado”, explica Roger.

A empresa se propôs a criar um ecossistema completo, facilitando o acesso dos consumidores a diversos serviços relacionados ao universo automotivo. Desde financiamento e troca de veículos até pagamento de multas e serviços de manutenção, a Kavak Brasil busca simplificar e melhorar a jornada dos clientes.

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A jornada do cliente na Kavac começa de forma digital, com pesquisa e reserva do veículo desejado, mas a experiência se completa no mundo físico, com visitas e test drives. A empresa se destaca por oferecer aos clientes sete dias de test drive, permitindo que eles se sintam seguros e satisfeitos com a compra.

Outro diferencial da Kavak é sua atuação no mercado de crédito automotivo. Enquanto no México a empresa se tornou o maior originador de crédito do setor, no Brasil ela adotou uma estratégia de parceria com bancos, oferecendo aos clientes a melhor alternativa de financiamento por meio de seu marketplace.

Desafios ainda existem para a Kavak Brasil, Roger acredita que a proposta de valor da empresa, aliada ao cuidado com cada cliente, é o caminho para o crescimento contínuo. “A transação automotiva é crucial para o consumidor, e se fizermos isso bem, cada cliente se torna um promotor da nossa marca”, ressalta Roger.

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No mundo das startups, um dos maiores desafios é expandir além das fronteiras do país de origem e conquistar novos mercados e a Kavak é um exemplo de sucesso nesse sentido. Com origem no México, a startup se expandiu para 10 países e se tornou uma referência global.

“A gente foi muito intencional em como que a gente queria se expandir. Sempre a gente teve a visão de levar a Kavak para países emergentes”, afirma Laughlin. Ele destaca que a proposta de valor da Kavak é especialmente relevante em mercados emergentes, onde a solução da empresa supre uma necessidade importante. Depois de quatro anos e meio aprimorando o produto e consolidando a proposta de valor no México, a Kavak deu início à sua expansão.

Atualmente, a Kavak está presente em 10 países da América Latina, incluindo Argentina, Colômbia, Peru e Chile. Além disso, a empresa expandiu seus negócios para a Turquia e o Oriente Médio. O objetivo da empresa é se consolidar nesses mercados, mantendo-se focada no aprimoramento contínuo de sua proposta de valor e na satisfação do cliente.

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Questionado sobre os desafios enfrentados em cada mercado,  Laughlin afirma que o Brasil se destaca como o mercado mais competitivo. “É o mercado onde tem, até o cliente também tem uma barra mais alta, ele é mais exigente, ele exige mais da gente, e isso é bom”, afirma o CEO. Ele ressalta que cada mercado apresenta suas particularidades e complexidades, mas a presença da Kavak em diferentes países permite que a empresa aprenda e aprimore sua proposta de valor.

Ao ser questionado sobre os conselhos que daria para jovens empreendedores, Lockely destaca a importância de começar e agir no presente. “Não pode ficar no futuro pensando que você vai criar uma empresa gigante. Foca no que você pode controlar hoje. Dá o primeiro passo. Trabalha, aprende experiência, vai numa startup”, aconselha o CEO. Ele enfatiza a importância de acumular experiências diversas, sair da zona de conforto e adaptar-se a diferentes contextos.

Sobre o futuro da Kavak, Laughlin revela que a ambição da empresa é criar um negócio duradouro. “A nossa ambição é criar um negócio para os próximos 100 anos”, afirma. Atualmente, a Kavak está focada em se consolidar nos mercados em que está presente e continua aprimorando seu produto e proposta de valor com base nas aprendizagens adquiridas em cada país.

Em relação ao mercado de startups, o CEO se mostra otimista e entusiasmado. Ele destaca que o ecossistema de empreendedorismo da América Latina está em ascensão, com novas gerações de empreendedores surgindo e mais casos de sucesso inspirando futuros empreendedores e investidores. Lockely acredita que a região oferece um vasto potencial para o crescimento de startups, especialmente devido aos problemas complexos que podem ser solucionados e à crescente classe média em busca de soluções inovadoras.

Roger também falou sobre a atração de talentos no início da startup. O CEO destaca a importância de transmitir a visão e a paixão da empresa para atrair profissionais talentosos. Ele enfatiza a importância de explicar a história e o propósito da empresa, mesmo que ainda não tangíveis, e de trazer pessoas de empregos seguros para assumir desafios e sair da zona de conforto.

Apesar de todas as conquistas e desafios, Roger afirmou que não mudaria nada em sua trajetória. Ele se considera privilegiado por ter a oportunidade de criar um negócio de sucesso, trabalhar com pessoas incríveis e solucionar dores reais do mercado. Roger acredita que a chave para o sucesso está em viver o presente, em vez de se preocupar excessivamente com o futuro ou ficar preso ao passado. Ele encorajou os empreendedores a focar no que podem controlar no momento e a tomar medidas concretas para alcançar seus objetivos.

A trajetória da Kavak é um exemplo de que uma estratégia de expansão cuidadosamente planejada, a busca constante pela inovação e a paixão em resolver problemas complexos foram fundamentais para o crescimento da empresa.

Por Ana Medici, apresentadora do Trilha da Inovação.

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