Publicidade
O convidado do último episódio é Alcino Pasqualotto Neto, empresário com apenas 34 anos, e hoje presidente e sócio majoritário da construtora Pasqualotto. Com vocação empreendedora, ele iniciou seus trabalhos na empresa em 2003 e assumiu a presidência quando ocorreu uma transição do modelo familiar para profissionalização da gestão.
As principais obras da construtora estão no litoral catarinense, em Itapema e Balneário Camboriú, como por exemplo o YACHTHOUSE by Pininfarina, conhecido como o maior residencial da América Latina. Com mais de 27 anos de atuação e mais 300 mil m2 construídos pela região, a Pasqualotto é referência em acabamento, estilo e serenidade nos negócios.
Neste episódio, o executivo conta que a história da empresa começa em família. O pai começou a trabalhar em uma olaria no Mato Grosso do Sul e em seguida abriu uma loja de construção com o avô e um tio. Por questão de segurança e de qualidade de vida, no início da década de 1990, a família toda se mudou para o litoral de Santa Catarina, em Itapema, onde abriram uma outra loja de material para construção. Um ano depois da mudança, começaram a construir na região.
“A época era de instabilidade econômica e minha família sofria para receber pagamentos. Por isso, resolveram apostar e começar a construir sem intermediários. E assim eu cresci no meio das obras. Minhas brincadeiras eram na areia, com canos de pvc e desentortando pregos”, lembra Alcino.
O executivo começou a trabalhar com 17 anos na empresa, onde atualmente divide sociedade com o irmão mais novo. Por quase duas décadas de vida da empresa, toda a área construída ficou concentrada em Itapema, o que mudou a cara da cidade.
Depois de 2012, a Pasqualotto começou a expandir para o litoral catarinense e agora já atua em todas as cidades da costa. Atualmente há mais de 1 milhão de metros quadrados em construção. “Ainda temos muitos terrenos já comprados para construir nos próximos anos”, diz o executivo.
Continua depois da publicidade
Acabamento e estilo
A Pasqualotto é uma referência em termos de acabamento e estilo. Prova disso é a construção do Yachthouse, edifício residencial mais alto da América Latina, que fica em Balneário Camboriú.
O prédio de 81 andares e quase 300 metros de altura é a menina dos olhos da empresa. “Pensamos em cada detalhe para que fosse um projeto atemporal. Daqui muitos anos vão olhar e perceber que ali foi feita uma obra de arte”, afirma Alcino.
Continua depois da publicidade
Para viabilizar a construção, a equipe da construtora percorreu diversos países, como Dubai, Polônia, Portugal e Panamá, até encontrar o formato certo do projeto. O time de profissionais responsáveis conta com especialistas de várias naturalidades e com consultores que já atuaram em empreendimentos similares ao redor do mundo. “Criar esse empreendimento é um exercício de conexão”, define o executivo.
Entre os diferenciais do prédio está o elevador capaz de percorrer os quase 300 metros em menos de um minuto. Tudo no prédio é superlativo.
Para garantir a exclusividade e o conforto, a questão da segurança foi prioridade. Alcino explica que todos os padrões exigidos por lei foram superados. “Por exemplo, o estrutural do edifício deve ser calculado com 40% a mais de peso ou de capacidade de carga, nós calculamos 100%. Tudo foi feito acima da margem”, diz.
Continua depois da publicidade
Confira mais detalhes sobre a empresa e o empreendimento no episódio do Construcast.
Construcast
O Construcast é o podcast do MoneyLab, laboratório de criação do InfoMoney, em parceria com a OLX, uma das maiores plataformas de compra e venda online do Brasil e a mais lembrada pelos consumidores para compra, locação e venda de imóveis; e com a CashMe, fintech do Grupo Cyrela que faz empréstimo com imóvel e garantia, sendo uma alternativa de funding para incorporadores e um parceiro estratégico para as imobiliárias.
O programa vai ao ar toda terça-feira, e conta com um trio bastante experiente na apresentação: Ricardo Reis, CEO da Reis Real Estate e professor e apresentador do Programa Imóveis no InfoMoney, Marcelo Dadian, VP de novos negócios do ZAp+ na OLX Brasil, e Juliano Bello, co-fundador da CashMe.
Continua depois da publicidade
É possível seguir e escutar o programa pelo Apple Podcasts, Spotify, Deezer, Spreaker, Google Podcast, Castbox e demais agregadores de podcast.