Da criação do Buscapé ao fundo bilionário: conheça a trajetória completa de Romero Rodrigues

Os desafios e superações da carreira de Romero são tema do episódio 50 do podcast Do Zero ao Topo

Letícia Toledo

Publicidade

SÃO PAULO – O empreendedor Romero Rodrigues afirma que uma empresa em seu estágio inicial não passa de uma “ideia de um louco”. “É um louco que se junta com outro louco e trabalha para convencer os primeiros colaboradores, investidores e clientes. Quanto mais pessoas ele convence, mais a empresa se torna realidade”, diz o empreendedor que hoje é sócio-diretor da gestora Redpoint eventures, com R$ 1,2 bilhão investidos em startups.

A ideia resume bem o improvável sucesso que ele teve ao criar o Buscapé, em 1999. Romero e seus colegas de faculdade lançaram um site de comparação de preços em uma época em que muitos lojistas se recusavam até mesmo a passar valores para clientes pelo telefone.

Mesmo assim, convencendo alguns investidores e clientes de “sua loucura”, os sócios do Buscapé conseguiram fazer a ideia virar. Dez anos depois, a empresa se tornou um símbolo de sucesso do mercado digital brasileiro, quando 91% de seu capital foi adquirido pelo grupo sul-africano Naspers por US$ 342 milhões.

Continua depois da publicidade

Esta foi a primeira vez que uma empresa 100% digital brasileira completou todos os estágios de investimento (investimento anjo, rodadas de venture capital e venda para um grande grupo). Os bastidores, desafios e superações de Romero e seus sócios na criação do Buscapé são tema do episódio de número 50 do podcast Do Zero ao Topo.

É possível seguir e escutar o programa pela ApplePodcastsSpotifyDeezerSpreakerGoogle PodcastCastbox e demais agregadores.

Ao contrário da primeira, a segunda década de história do Buscapé não teve um roteiro tão bem-sucedido. Romero seguiu no comando da companhia até 2016, quando deixou os negócios por conta de divergências sobre o futuro da empresa.

Continua depois da publicidade

Na época, o grupo Buscapé reunia 18 marcas  — fruto de uma série de aquisições que havia feito de empresas digitais. A Naspers, que passava por uma reorganização mundial, decidiu que separaria cada um dos negócios e venderia algumas empresas.

“Naquele momento eu sabia que iriam acabar com a empresa”, afirmou Romero no podcast. O empreendedor teve então que colocar em prática o que define como “o maior exercício de desapego da sua vida” e seguir para a próxima. Confira os detalhes da história no podcast.

Sobre o Do Zero ao Topo

O podcast Do Zero ao Topo traz, a cada semana, um empresário de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias utilizadas na construção do negócio.

Continua depois da publicidade

O programa já recebeu nomes como João Apolinário, fundador da Polishop, David Neeleman, fundador da Azul, José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner, Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos, Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário, André Penha, cofundador do QuintoAndar, Sebastião Bonfim, criador da Centauro e Edgard Corona, da rede Smart Fit.

Letícia Toledo

Repórter especial do InfoMoney, cobre grandes empresas de capital aberto e fechado. É apresentadora e roteirista do podcast Do Zero ao Topo.