Corretora DeFi dYdX acelera plano de descentralização total com “guerra” dos EUA contra criptos

Plataforma permite negociação do mesmo tipo de derivativo de criptomoeda que está na mira dos reguladores americanos

Bloomberg

Publicidade

A exchange de criptomoedas dYdX, uma das mais usadas plataformas de negociação DeFi, focada em futuros de criptomoedas, disse que está se aproximando de um projeto totalmente descentralizado, à medida que as autoridades dos EUA aumentam a pressão sobre o setor de ativos digitais.

A exchange, que opera o que descreve como um modelo descentralizado híbrido, está iniciando uma rede de testes que permitirá aos desenvolvedores verificar falhas antes do lançamento oficial da próxima versão da plataforma. A exchange prevê lançar uma versão repaginada em setembro.

Conhecida como v4 (ou versão quatro), a nova cara da dYdX buscará remover o papel das chamadas entidades centralizadas que atualmente mantêm as operações da bolsa. A corretora depende, por exemplo, da empresa dYdX Trading Inc. para gerenciar e combinar pedidos, e do provedor de tecnologia blockchain StarkWare para lidar com alguns dados de transações na rede Ethereum (ETH).

“Acho que o objetivo final para tudo no DeFi deve ser a descentralização total”, disse Antonio Juliano, fundador e CEO da dYdX, em entrevista. “O meio-termo realmente não funciona indefinidamente.”

A novidade foi anunciada inicialmente em janeiro de 2022, mas foi adiada por meses. Após a atualização, a dYdX Trading Inc. continuará a contribuir com o desenvolvimento de software. A DYdX Trading tem cerca de 50 funcionários, que serão pagos com taxas de negociação e fundos que a empresa recebeu de financiamentos anteriores.

Pressão de reguladores

O objetivo das finanças descentralizadas, ou DeFi, é permitir que as pessoas negociem, emprestem e tomem emprestado por meio de aplicativos sem intermediários e, muitas vezes, anonimamente, por meio do uso de protocolos automatizados. Ainda assim, foram levantadas questões sobre se muitos dos protocolos estão realmente sob o controle de indivíduos específicos.

Continua depois da publicidade

Isso se tornou mais um problema com o presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, Gary Gensler, dizendo recentemente que a maioria das criptomoedas parecem ser valores mobiliários e aquelas que facilitam as transações precisam cumprir as diretrizes de registro da agência.

Na semana passada, a exchange cripto Coinbase Global Inc. divulgou que recebeu um aviso da SEC declarando os planos do regulador de iniciar uma ação de execução. A organização autônoma descentralizada Sushi DAO disse que foi intimada pela SEC sem dizer o motivo. Dada a situação da Coinbase, Juliano disse que muitas empresas de cripto desistiram de se envolver ativamente com reguladores nos EUA.

Mas não são só os tokens que estão na mira dos reguladores. Na segunda-feira (27), a Commodity and Futures Trade Commission (CFTC), agência reguladora de derivativos dos EUA, ingressou com uma ação na justiça acusando a Binance de driblar leis do país para oferecer serviços não autorizados a norte-americanos – justamente o mesmo tipo de ferramenta oferecida pela dYdX.

Continua depois da publicidade

© 2023 Bloomberg LP