Como criar uma audiência online para sua marca

Podcast ROI Hunters convida Breno Perrucho, criador do canal Jovens Negócios.

MoneyLab

Publicidade

As plataformas online estão crescendo a cada ano e se tornaram um estilo de vida para muitas pessoas. A exemplo disso, no período de isolamento social o YouTube registrou aumento de 25% no tempo de exibição de vídeos no mundo todo. E não é de hoje: segundo o relatório da Oxford Economics, em 2019 a plataforma de vídeo contribuiu com cerca de US$ 16 bilhões para o PIB americano, montante que equivale a 345 mil empregos em tempo integral.

Neste episódio do ROI Hunters, Dener Lippert, CEO da V4 Company, João Vitor, COO e Growth no Gestão 4.0 e Fernando Miranda, head de Marketing do InfoMoney, convidam Breno Perrucho, fundador do canal Jovens de Negócios, para descobrir os elementos replicáveis para a geração de conteúdo e construção de audiência nas redes sociais e entender o diferencial de alguns influenciadores no trabalho de engajamento.

Perrucho afirma que, antes de produzir um conteúdo, é imprescindível personalizá-lo: “Quando você vai acompanhar um conteúdo sobre finanças, por exemplo, o assunto entre os diversos produtores de conteúdo é muito parecido, o que diferencia é a forma que a mensagem é transmitida: a pessoa, a comunicação, a edição, pois diferentes formas de produção de conteúdo atingirão diferentes públicos”, afirma.

Continua depois da publicidade

Estratégia de crescimento no Youtube

Breno dá algumas dicas para quem deseja montar um canal no YouTube, como selecionar e promover temas com regularidade e desenvolver bem a estratégia de SEO. “Até atingir 1 milhão de inscritos, eu produzia com regularidade cerca de três vídeos por semana. Depois que bati a marca e tinha uma equipe maior, comecei a delegar funções que eu mesmo fazia, pois percebi que, enquanto estava gravando um vídeo, já estava pensando no próximo; ou seja, a qualidade vinha em detrimento do seguinte”.

Ele diz que a armadilha é quando o produtor de conteúdo percebe que o número de views por vídeo está diminuindo e acaba optando por aumentar a quantidade de gravações. “Se não estou conseguindo gravar três vídeos com qualidade, vou aumentar para quatro? A conta não bate”, finaliza Breno.

O criador do canal Jovens e Negócios ainda afirma que, dentre as principais métricas do YouTube para o vídeo viralizar, o watchtime é a principal (o tempo que o usuário passa assistindo ao vídeo). Ele afirma que retenção, like e comentários são importantes, mas o watchtime é o que vai definir se seu conteúdo gerará engajamento.

Continua depois da publicidade

Entenda neste episódio como o Breno Perrucho começou e desenvolveu seu canal no YouTube, a construção de um conteúdo qualificado e como melhorar a audiência da sua marca na internet. Ouça os demais episódios na íntegra nos players de sua preferência clicando aqui: O podcast oficial de marketing digital e growth do InfoMoney.

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.