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Na divulgação do resultado do primeiro trimestre de 2023, visto como abaixo do esperado por analistas de mercado, a Renner (LREN3) buscou demonstrar que está priorizando sua eficiência operacional. Prova disso foi o anúncio do fechamento de 20 lojas entre janeiro e março.
“A companhia retomou de forma mais dinâmica o processo de avaliação da rentabilidade das suas operações e decidiu fechar algumas unidades, principalmente aquelas que poderiam ser absorvidas pelo parque de lojas, resultando em maior eficiência”, disse a Renner, em seu balanço. Os locais das unidades fechadas não foram informados.
Do total, 13 lojas da Camicado foram encerradas, quatro da Renner e outras três da Youcom. “No segmento de Home & Decor [caso da Camicado], a maior participação das vendas através do digital também é fator na avaliação de rentabilidade das unidades”, acrescentou a varejista.
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A Genial apontou que, afetada por uma desalavancagem operacional das operações de varejo, a Renner reportou um faturamento líquido de R$2,8 bilhões (+6,2% ao ano, acima da projeção de 2,9% da casa). As temperaturas médias mais elevadas somada à forte base de comparação e á ruptura de itens de meia estação (entre a coleção de alto e baixo verão) afetaram o balanço.
Entre as bandeiras, a performance veio em linha ao esperado, com a Youcom mantendo a dinâmica de crescimento acima do varejo, consolidando uma receita líquida de R$ 77 milhões. Os faturamentos da Renner e da Camicado ficaram -0,7% e +1,2%, nesta ordem, versus a estimativa da casa.
“Como já havíamos antecipado, Camicado seria o grande detrator de crescimento do segmento de varejo. Com um fechamento de 13 lojas no período e dado o cenário desafiador para Home & Decor, a bandeira mantém a performance de queda de duplo dígito ao ano”, aponta.
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Por outro lado, a varejista informou que pretende abrir de 15 a 20 lojas ainda neste ano, priorizando marcas consideradas mais rentáveis, sendo de 10 a 15 Youcom e 5 Ashua.
A Renner registrou um lucro líquido de R$ 46,8 milhões no primeiro trimestre de 2023, número 75,6% menor do que os R$ 191,6 milhões registrados no mesmo período de 2022.
O recuo vem a despeito do aumento de 2,2% da receita líquida, que ficou em R$ 2,2 bilhões, e se explica, principalmente, por um pior desempenho operacional – o Ebitda, ou lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, da Lojas Renner recuou 34,3%, ficando em R$ 251,8 milhões.