BTG paga US$ 1,5 bilhão para Petrobras para realizar joint venture na África

BTG pagará este valor por 50% das ações de emissão da Petrobras Oil & Gas para exploração de petróleo e gás na África; já havia rumores de que operação seria anunciada em junho

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O BTG Pactual (BBTG11) informou a celebração de instrumento vinculante com a Petrobras (PETR3;PETR4) para a formação de uma joint venture para exploração e produção de óleo e gás na África.

A celebração da joint venture foi feita através da Petrobras International Braspetro, controlada da petrolífera e será feita através da aquisição, pelo BTG Pactual e seus clientes através do Veículo BTG Pactual, de 50% das ações de emissão da Petrobras Oil & Gas B.V., atualmente integralmente detida pela PIBBV, pelo valor total de US$ 1,525 bilhão.

No início de junho, já havia rumores de que uma operação do tipo pudesse ser anunciada em breve. O BTG Pactual ainda não possuía nenhuma operação de petróleo, embora seja parceira da EBX, que possui a petrolífera OGX Petróleo (OGXP3). 

De acordo com as duas companhias, “a parceria entre a Petrobras e o BTG Pactual representa uma promissora oportunidade de investimento em E&P – Exploração e Produção – na África e será o veículo preferencial para novos investimentos dessa natureza em tal continente”.

A operação envolverá, uma vez concluída a reorganização societária ora em fase de implementação, as sucursais localizadas em Angola, Benin, Gabão e Namíbia, assim como as subsidiárias Brasoil Oil Services Company Ltd., Petroleo Brasileiro Nigeria Ltd. e Petrobras Tanzania Ltd.

De acordo com o BTG Pactual, “a operação representa um passo na geração de oportunidades de investimento no continente africano e no segmento de óleo e gás, em linha com a estratégia de crescimento de suas atividades de gestão de recursos e investimentos, assim como também manifesta a contínua expansão e diversificação do portfólio de produtos disponíveis para seus acionistas e clientes”.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.