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O InfoMoney obteve, em primeira mão, a lista das startups selecionadas para o programa de aceleração do grupo Boticário. Das 212 empresas inscritas no GB Ventures, 8 foram escolhidas para a terceira edição do projeto que visa encontrar produtos inovadores para o setor de beleza.
As startups (veja a lista a seguir) passaram por um processo seletivo que avaliou suas soluções a partir de critérios definidos por três verticais: retailtech, para startups de varejo; beautytech, para soluções de saúde e beleza; e DNVB (Marca Vertical Digitalmente Nativa), fabricantes que têm o digital como canal de venda, com foco no segmento B2C. Com as novas escolhidas, o GB Ventures chega a 29 startups aceleradas, buscando atender toda a jornada do consumidor.
Segundo dados do Boticário, houve aumento de 33% na procura pelo programa desde a última edição, no ano passado, com interessados em 21 estados, sendo que a maioria se concentra no Sudeste e Sul. Seis em cada dez startups inscritas foram fundadas nos últimos três anos.
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Embora não ofereça aportes financeiros, o programa de aceleração chamou atenção de empreendedores de diferentes perfis, sobretudo do público feminino. Ao todo, 150 startups inscritas tinham mulheres no quadro de fundação, sendo que 47 delas foram fundadas só por elas. Com isso, 5 das 8 empresas selecionadas têm uma ou mais sócias.
Conforme destaca Paulo Braga, diretor do CVC, o objetivo do projeto é investir em soluções no curto prazo para que elas alavanquem a holding no médio ou longo prazo. O executivo pontua que, por se tratar de empresas em estágio inicial, o apoio da companhia pode escalar os projetos que, no futuro, podem vir a fazer parte do portfólio do Boticário.
“Queremos ser o maior ecossistema de beleza do mundo, mas sabemos que não vamos conseguir fazer tudo sozinhos. Seja em produto ou tecnologia, nós queremos que esses outros players — que estão crescendo em volta — consigam se plugar a nossas soluções e, assim, tenhamos uma simbiose, pensando em como ambos consigam ganhar em horizontes de tempos diferentes”, destaca Braga.
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Neste sentido, além do programa de aceleração, que oferece uma espécie de consultoria, o grupo de cosméticos também tem investido para adquirir empresas que somem na estratégia de negócio. Só nos últimos seis meses, foram realizadas ao menos duas aquisições, que não tiveram seus valores divulgados.
Primeiro foi a marca de beleza masculina Dr. Jones e, depois, a de produtos capilares profissionais Truss. Entretanto, a principal aquisição dos últimos tempos foi em 2019, quando comprou o marketplace Beleza na Web, um dos líderes de vendas no segmento. Integram os negócios, ainda, as franquias Eudora e Quem Disse, Berenice, que somam mais de 4 mil lojas físicas.
“O Boticário passou por uma mudança muito grande nos últimos quatro anos, perseguindo o objetivo de ser um ecossistema completo. Somos multicanais e multimarcas, com mais de 10 empresas no portfólio, contando com marcas de tecnologia, como o site Beleza na Web, que se tornou um player relevante”, afirma Braga.
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Startups selecionadas e suas soluções:
Scientific Skin: linha de 7 séruns originais criados para tratar manchas e melasmas. Também desenvolveu algoritmo de inteligência artificial próprio para diagnóstico e recomendações de produtos mais assertivos ao consumidor final.
Royal Drop: marca vegana especializada em recuperação capilar, com produtos de alta performance, como um tônico capilar que promove o crescimento de novos fios.
De Benguela: e-commerce especializado em alongamentos e apliques de fios naturais para cabelo crespo e cacheado, com duas lojas físicas, em São Paulo (SP) e Curitiba (PR).
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Omens: plataforma para o tratamento integral da saúde e bem-estar de homens, com oferta de tratamentos online de urologia, psicologia e dermatologia com médicos especialistas.
Mimo Live Sales: plataforma de white label plug and play que pode ser inserida nos canais de venda para unir live streaming e e-commerce.
Showkase: suíte de social commerce que oferece soluções de marketing digital, gestão e atendimento de redes sociais, análise de comportamento do consumidor e venda conversacional.
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Bonifiq: ferramenta customizável para fidelização de clientes, diminuindo o custo de aquisição do comércio digital por meio de programa de pontos e recompensas.
Hubii: conexão de pequenos lojistas com os canais digitais de grandes varejistas, transformando-os em pontos de distribuição, habilitando entrega expressa como alternativa às dark stores.