Publicidade
SÃO PAULO – A empresa de tecnologia Microsoft anunciou nesta sexta-feira que seu fundador Bill Gates deixou o conselho de administração da empresa para se dedicar mais tempo ao seu trabalho filantrópico.
Ele continuará a atuar na empresa como consultor de tecnologia para o atual CEO, Satya Nadella, e outros líderes. Gates também anunciou a saída do conselho da empresa de invetsimentos Berkshire Hathaway, que tem como principal acionista o megainvestidor Warren Buffett.
A saída do conselho indica o final de uma longa transição. O executivo deixou o cargo de presidente-executivo em 2008, quando passou a fazer parte apenas do conselho de administração da companhia que fundou junto com Paul Allen, em 1975.
O objetivo de Gates quando anunciou a saída da presidência era justamente se dedicar mais ao seu trabalho na Fundação Bill & Melinda Gates, que criou em 2000. Ele atuou como presidente do conselho da empresa até fevereiro de 2014.
“A liderança das empresas Berkshire e Microsoft nunca foi tão forte, então é a hora certa de dar esse passo”, escreveu Bill Gates em um post em seu LinkedIn nesta sexta-feira.
“Foi uma tremenda honra e privilégio ter trabalhado e aprendido com Bill ao longo dos anos. Bill fundou nossa empresa com uma crença na força do software e uma paixão em solucionar os desafios mais prementes da sociedade”, declarou Nadella em comunicado.
Continua depois da publicidade
A notícia da saída de Gates acontece um mês depois que ele prometeu aumentar seu engajamento no combate às mudanças climáticas por meio de sua fundação.
A entidade também luta ativamente contra a epidemia de coronavírus e prometeu US$ 100 milhões no mês passado a esse esforço. Parte desse financiamento foi dedicada ao fornecimento de kits de teste de coronavírus em casa para aqueles em risco de infecção na área de Seattle, em Washington, onde a fundação está sediada.
Com a saída de Gates, o conselho da Microsoft passa a ter 12 membros, incluindo John W. Thompson, que ocupa a presidência do conselho. Gates ainda está entre os maiores acionistas da Microsoft, com 1,36% de seus papéis, segundo o site FactSet.
Continua depois da publicidade
O Conselho da Berkshire Hattaway sem Bill Gates
A Berkshire informou nesta sexta-feira que Kenneth Chenault, ex-CEO da American Express, substituirá Bill Gates em seu conselho.
Chenault, com 68 anos, liderou a American Express de janeiro de 2001 a fevereiro de 2018. A Berkshire é o maior acionista da American Express, e encerrou 2019 com uma participação de 18,7% na empresa.