Berkshire Hathaway recebe autorização para comprar até 50% das ações da Occidental Petroleum

Holding de Warren Buffett já possui cerca de 20% das ações da petroleira, levando analistas a especular sobre seu interesse em adquirir seu controle

Equipe InfoMoney

O investidor Warren Buffett (Getty Images)
O investidor Warren Buffett (Getty Images)

Publicidade

A Berkshire Hathaway, holding de investimentos de Warren Buffett, recebeu aprovação regulatória nesta sexta-feira (19) para comprar até 50% da petroleira Occidental Petroleum, noticiou a imprensa internacional.

A empresa de Buffett apresentou um pedido à Federal Energy Regulatory Commission, em 11 de julho, para comprar mais ações ordinárias da companhia em transações no mercado secundário, segundo informações da CNBC. O conglomerado argumentou que uma participação máxima de 50% não prejudicaria a concorrência ou diminuiria a autoridade regulatória.

Carlos Clay, diretor interino da divisão de regulação de energia elétrica, concedeu a permissão, dizendo que a autorização era “consistente com o interesse público”, de acordo com a CNBC.

Continua depois da publicidade

De acordo com o Wall Street Journal, a Berkshire está aumentando os investimentos em ações da Occidental Petroleum neste ano, acumulando cerca de 20% das ações da empresa, conforme documentos públicos, levando analistas a especular se Buffett estaria buscando o controle de uma das maiores produtoras de petróleo dos Estados Unidos.

As ações da Occidental saltaram 10% com as notícias, fechando a US$ 71,29 cada na sexta-feira (19), elevando seus ganhos acumulados em 2022 para mais de 145%, conforme a CNBC.