Publicidade
SÃO PAULO – O BB Investimentos revisou suas projeções para a Randon (RAPT4) neste ano e auferiu um novo preço-alvo para as ações da companhia no final deste ano, de R$ 15,20, o que configura um potencial de valorização de 34,15% frente ao fechamento desta quinta-feira (8). A recomendação atrbuída aos papéis da companhia passa a ser outperform (performance acima da média do mercado).
O analista Mário Bernardes Junior afirma que o momento negativo pelo qual a companhia passa atualmente seja reflexo da turbulência que a indústria brasileira viveu em 2011. Além disso, avalia que a Randon vem sendo impactada pela nova legislação de motores, a Proconve 7, com as especificações da norma elevando os custos de fabricação e comprimindo as margens, já que a demanda é afetada. Ademais, os riscos de um agravamento da crise europeia podem deteriorar os investimentos em infraestrutura por aqui.
Apesar desse viés negativo, a Randon tem se aproveitado do crescimento que a produção agrícola está vivendo, segundo Bernardes. Dados revelados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento apontaram que o valor bruto da produção foi recorde no ano passado, obtendo um avanço de 11,7% na comparação anual, mostra o analista do BB.
Estratégias da companhia
Entre os pontos principais da estratégia da companhia para este ano, o BB Investimentos destaca o ganho de competitividade, principalmente no mercado interno, mesmo com o acirramento da concorrência. “A Randon precisará trabalhar seu mix de produtos com desenvolvimento de novas tecnologias. Agregando valor, tende a aumentar as vantagens competitivas de seu portfólio”, afirma Bernardes.
Outro foco da estratégia da Randon em 2012, segundo o analista, é o fornecimento de autopeças da Fras-Le (FRAS4), buscando trabalhar meios de fornecimento para os clientes que já demandam os produtos da linhas de implementos da empresa. Desta forma, mitigando os efeitos de uma possível desaceleração do mercado interno.
Por fim, mas não menos importante, está o objetivo da companhia em ganho de participação de mercado após o acirramento da concorrência com novos players no segmento. “Para isso, ganho de competitividade é fundamental. O método tende a ser através do aumento de qualidade com a expansão do nível de tecnologia, design e utilidade que seus produtos oferecem”, constata o BB Investimentos.
Continua depois da publicidade
Perspectivas para 2012
A instituição financeira tem perspectivas favoráveis no médio e longo prazo para a Randon. “Consideramos que a conjuntura interna positiva e a retomada da atividade econômica norte-americana podem impactar positivamente a companhia”, aponta. Entretanto, o BB Investimentos estima um primeiro trimestre difícil para a empresa, por conta da forte base de comparação em 2011 e o lento ritmo da indústria no início deste ano, que podem afetar seus resultados.
“Avaliamos como maior desafio para a Randon a capacidade de ganhar market share aumentando sua competitividade, sem comprometer sua rentabilidade no longo prazo. Ainda assim, nossa expectativa é de que a Randon se recupere no médio prazo e passe a ter melhor desempenho à partir do segundo trimestre do ano”, conclui Bernardes.