Após denúncias de corrupção, BNB substitui presidente por Paulo Sérgio Ferraro

Jurandir Santiago deixa cargo após suspeita de envolvimento em desvio de verba pública no Ceará na ordem de R$ 3 milhões

Ana Carolina Cortez

Publicidade

SÃO PAULO – Após denúncias de corrupção, Jurandir Santiago deixa a presidência do Banco do Nordeste do Brasil (BNBR4) nesta quinta-feira (21), substituído interinamente por Paulo Sérgio Rebouças Ferraro – atual diretor de negócios da companhia.

O executivo acumulará os dois cargos, segundo informou o BNB por meio de sua assessoria de imprensa. Ferraro ingressou no banco há 35 anos e já ocupou diversas funções, como superintendente nos estados da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais. Desde 2007 é o titular da diretoria de negócios.

Acusações
O ex-presidente do banco, Jurandir Santiago, responde por denúncias de desvio de verbas públicas na ordem de R$ 3 milhões, quando era secretário-adjunto de Cidades no Ceará, em 2009. Segundo o Ministério Público do estado, o dinheiro deveria ter sido usados para a construção de banheiros em casas de baixa renda no município de Ipu.

Entre os suspeitos estão o prefeito de Ipu, Sávio Pontes (PMDB), o secretário de Finanças, membros da Comissão de Licitação da prefeitura e ex-servidores da Secretaria de Cidades.

Por meio de nota, a assessoria de imprensa do banco declarou que “a assinatura dos convênios era inerente às suas atribuições à época e que a participação de Santiago nos citados convênios observa os pareceres técnicos e jurídicos constantes nos processos”.