Antes mais valioso que Ford, grupo chinês de elétricos acumula perdas

As ações da Evergrande New Energy Vehicle voltaram a cair na terça-feira, ampliando perdas que eliminaram mais de US$ 80 bilhões este ano

Bloomberg

Carro sendo abastecido por energia elétrica
Carro sendo abastecido por energia elétrica

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(Bloomberg) — As ações da Evergrande New Energy Vehicle voltaram a cair na terça-feira, ampliando perdas que eliminaram mais de US$ 80 bilhões este ano em valor de mercado da futura fabricante de veículos elétricos (VE).

A empresa listada em Hong Kong – que no pico da ação da montadora em abril valia mais do que a Ford, apesar de ainda não ter um único carro no mercado – foi impactada pela controladora China Evergrande Group. A incorporadora imobiliária disse na terça-feira que enfrenta problemas de liquidez enormes diante de US$ 300 bilhões em passivos.

A Evergrande também disse que “não fez nenhum progresso material” nos planos de vender participações em sua unidade de carros elétricos, que já foi um dos ativos mais valiosos da incorporadora. A ação da Evergrande NEV despencou 28% nas negociações de Hong Kong na terça-feira, para a mínima de 3,70 dólares de Hong Kong. A queda chega a 95% em relação às máximas.

No balanço divulgado no mês passado, a Evergrande NEV disse que talvez tenha que adiar a produção de automóveis a menos que possa garantir mais capital no curto prazo, o que torna sua ambiciosa meta de superar a Tesla como a maior fabricante de veículos elétricos do mundo ainda mais improvável.

As perdas contrastam com o forte rali em 2020 e início deste ano, quando os papéis mostravam ganho de 750%, transformando a empresa em símbolo da bolha em ações de veículos elétricos, puxadas pela aposta de investidores em empresas como Tesla e startups chinesas listadas nos Estados Unidos, como Li Auto, Xpeng e Nio.

Em abril, a Evergrande NEV chamou a atenção com um enorme showroom no centro do Salão do Automóvel de Xangai. Mas embora nove modelos tenham sido exibidos, nenhum ainda está disponível para venda e a perspectiva de produção em massa está cada vez mais distante.

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