Amazon e Alibaba lideram ranking BrandZ 2021 de empresas mais valiosas do varejo

Segundo lista da Kantar, as 20 maiores companhias do segmento totalizam US$ 1,2 bilhão em valor de marca

Mariana Zonta d'Ávila

(Shutterstock)
(Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – Pelo terceiro ano consecutivo, a Amazon é a marca mais valiosa do mundo, liderando a categoria de varejo do ranking BrandZ global, elaborado pela consultoria Kantar.

Com valor de marca avaliado em US$ 683,8 milhões, a gigante americana de e-commerce teve um incremento de 64% em seu valor em relação à última edição do levantamento.

O valor de contribuição de marca, feito pela Kantar, é a proporção do valor financeiro de uma marca, gerado por sua capacidade de aumentar o volume de compra e carregar um premium price.

Esta é a primeira vez, desde que a lista é elaborada, que uma companhia atinge mais de US$ 500 milhões em valor de marca, segundo a Kantar.

Em segundo lugar, aparece a chinesa Alibaba, com valor de US$ 196,9 milhões, crescimento de 29% na base anual.

As 20 maiores companhias do segmento totalizam US$ 1,2 bilhão em valor de marca, o que representa uma alta de 48% em relação ao ranking de 2020.

Continua depois da publicidade

Leia também:
Correios: as empresas que já se posicionaram sobre a privatização da estatal

De acordo com a consultoria, a maior surpresa no setor de varejo partiu da plataforma chinesa Pinduoduo, que permite a conexão direta entre consumidores, agricultores e distribuidores. Dentro do setor de varejo, ela ocupa a sexta posição, com valor de US$ 21,7 milhões e ganho de 131%.

Com a pandemia, houve um avanço do comércio online e varejistas globais que conseguiram manter sua posição no mercado se destacaram – principalmente aquelas que investiram na experiência omnichannel.

Continua depois da publicidade

Entre as marcas de maior sucesso no período, destacam-se as que se especializaram em móveis e reforma, como The Home Depot e Lowe’s. Isso ocorreu porque o cuidado com o lar ganhou mais espaço, uma vez que as pessoas passaram a ficar mais tempo dentro de casa.

Confira, a seguir, as 20 marcas mais valiosas em 2021, segundo a Kantar:

Marca País de origem Valor de marca em 2021 Variação ante 2020
1. Amazon EUA US$ 683,9 milhões 64%
2. Alibaba China US$ 196,9 milhões 29%
3. The Home Depot EUA US$ 70,5 milhões 22%
4. Walmart EUA US$ 59,5 milhões 30%
5. JD China US$ 44,5 milhões 75%
6. Costco EUA US$ 35,1 milhões 23%
7. Pinduoduo China US$ 21,7 milhões 131%
8. Ikea Suécia US$ 21 milhões 17%
9. Lowe’s EUA US$ 20,7 milhões 51%
10. Aldi Alemanha US$ 17,7 milhões 11%
11. Target EUA US$ 16,9 milhões 60%
12. Ebay EUA US$ 16,7 milhões 42%
13. Dollar General EUA US$ 13,4 milhões N/A
14. Whole Foods EUA US$ 11,8 milhões 30%
15. LIDl Alemanha US$ 11,7 milhões 20%
16. Tesco Reino Unido US$ 10,8 milhões 27%
17. Woolworths Austrália US$ 10,4 milhões 36%
18. CVS EUA US$ 8,9 milhões 1%
19. Sam’s Club EUA US$ 8,4 milhões 23%
20. TJ Maxx EUA US$ 7,8 milhões N/A

Fonte: BrandZ