Publicidade
SÃO PAULO – Pelo terceiro ano consecutivo, a Amazon é a marca mais valiosa do mundo, liderando a categoria de varejo do ranking BrandZ global, elaborado pela consultoria Kantar.
Com valor de marca avaliado em US$ 683,8 milhões, a gigante americana de e-commerce teve um incremento de 64% em seu valor em relação à última edição do levantamento.
O valor de contribuição de marca, feito pela Kantar, é a proporção do valor financeiro de uma marca, gerado por sua capacidade de aumentar o volume de compra e carregar um premium price.
Continua depois da publicidade
Esta é a primeira vez, desde que a lista é elaborada, que uma companhia atinge mais de US$ 500 milhões em valor de marca, segundo a Kantar.
Em segundo lugar, aparece a chinesa Alibaba, com valor de US$ 196,9 milhões, crescimento de 29% na base anual.
As 20 maiores companhias do segmento totalizam US$ 1,2 bilhão em valor de marca, o que representa uma alta de 48% em relação ao ranking de 2020.
Continua depois da publicidade
Leia também:
• Correios: as empresas que já se posicionaram sobre a privatização da estatal
De acordo com a consultoria, a maior surpresa no setor de varejo partiu da plataforma chinesa Pinduoduo, que permite a conexão direta entre consumidores, agricultores e distribuidores. Dentro do setor de varejo, ela ocupa a sexta posição, com valor de US$ 21,7 milhões e ganho de 131%.
Com a pandemia, houve um avanço do comércio online e varejistas globais que conseguiram manter sua posição no mercado se destacaram – principalmente aquelas que investiram na experiência omnichannel.
Continua depois da publicidade
Entre as marcas de maior sucesso no período, destacam-se as que se especializaram em móveis e reforma, como The Home Depot e Lowe’s. Isso ocorreu porque o cuidado com o lar ganhou mais espaço, uma vez que as pessoas passaram a ficar mais tempo dentro de casa.
Confira, a seguir, as 20 marcas mais valiosas em 2021, segundo a Kantar:
Marca | País de origem | Valor de marca em 2021 | Variação ante 2020 |
1. Amazon | EUA | US$ 683,9 milhões | 64% |
2. Alibaba | China | US$ 196,9 milhões | 29% |
3. The Home Depot | EUA | US$ 70,5 milhões | 22% |
4. Walmart | EUA | US$ 59,5 milhões | 30% |
5. JD | China | US$ 44,5 milhões | 75% |
6. Costco | EUA | US$ 35,1 milhões | 23% |
7. Pinduoduo | China | US$ 21,7 milhões | 131% |
8. Ikea | Suécia | US$ 21 milhões | 17% |
9. Lowe’s | EUA | US$ 20,7 milhões | 51% |
10. Aldi | Alemanha | US$ 17,7 milhões | 11% |
11. Target | EUA | US$ 16,9 milhões | 60% |
12. Ebay | EUA | US$ 16,7 milhões | 42% |
13. Dollar General | EUA | US$ 13,4 milhões | N/A |
14. Whole Foods | EUA | US$ 11,8 milhões | 30% |
15. LIDl | Alemanha | US$ 11,7 milhões | 20% |
16. Tesco | Reino Unido | US$ 10,8 milhões | 27% |
17. Woolworths | Austrália | US$ 10,4 milhões | 36% |
18. CVS | EUA | US$ 8,9 milhões | 1% |
19. Sam’s Club | EUA | US$ 8,4 milhões | 23% |
20. TJ Maxx | EUA | US$ 7,8 milhões | N/A |
Fonte: BrandZ