Publicidade
Nesta quarta-feira (4), a Amazon confirmou uma demissão em massa que vai atingir cerca de 18 mil funcionários. O processo já era previsto, mas o número foi bem acima do divulgado inicialmente, de 10 mil colaboradores.
O chamado layoff foi confirmado pelo atual CEO da gigante do e-commerce, Andy Jassy, por meio de carta aos funcionários. O executivo creditou a decisão ao cenário econômico de incerteza, dizendo que o objetivo da companhia é priorizar o que é mais importante para os clientes e a saúde a longo prazo dos negócios.
“Hoje, eu quero compartilhar o resultado dessas novas revisões, que é a difícil decisão de eliminar funções adicionais. Entre as reduções que fizemos em novembro e as que estamos compartilhando hoje, planejamos eliminar pouco mais de 18 mil funções. Várias equipes serão impactadas, no entanto, a maioria das demissões está em nossas lojas Amazon e áreas de Tecnologia e Experiência”, escreveu Jassy.
Embora represente apenas 1,2% dos trabalhadores da Amazon -que somam, entre diretos e indiretos, quase 1,5 milhão ao redor do mundo- este é o maior corte de funcionários já feito por uma big tech. O recorde anterior era da Meta, controladora do Facebook, que dispensou 11 mil funcionários de uma vez (13% do quadro), em novembro do ano passado.
O presidente ainda lamentou o corte e afirmou que tem consciência de como a situação é difícil para os impactados. “Estamos trabalhando para apoiar os afetados e vamos fornecer pacotes de benefícios que incluem uma remuneração extra, seguro de saúde transitório e suporte externo de recolocação profissional”.
Ainda segundo o documento, as demissões devem acontecer a partir do próximo dia 18, quando os impactados serão informados formalmente. “Como um de nossos colegas de equipe vazou essa informação externamente, decidimos que era melhor compartilhar essa notícia mais cedo para que você [funcionário] possa ouvir os detalhes diretamente de mim”, pontuou Jessy.
Continua depois da publicidade
Procurada pela reportagem, a divisão brasileira da Amazon não se pronunciou até a publicação desta reportagem.
Amazon já teve baixa de US$ 1 trilhão
Conforme tem sido noticiado pelo InfoMoney, os resultados da Amazon têm sido bem abaixo da expectativa. Após os números do terceiro trimestre do ano passado, que mostraram queda no lucro líquido, as ações da companhia chegaram a despencar 20%.
Com isso, no acumulado do ano até novembro, a empresa já havia perdido US$ 1 trilhão em valor de mercado, índice inédito para empresas dos Estados Unidos. As outras big techs, como Microsoft, Alphabet (do Google) e Meta também divulgaram dados nada animadores, mas tiveram baixas menores.
Continua depois da publicidade
Leia a carta do CEO da Amazon na íntegra
Conforme compartilhei em novembro, como parte do nosso processo de planejamento anual para 2023, os líderes de toda a empresa têm trabalhado com suas equipes e analisando seus níveis de força de trabalho, investimentos que desejam fazer no futuro e priorizando o que mais importa para os clientes e a saúde a longo prazo de nossos negócios. A revisão deste ano tem sido mais difícil, dada a economia incerta e que das contratações que fizemos rapidamente nos últimos anos.
Em novembro, comunicamos a difícil decisão de eliminar várias posições em nossos negócios de Dispositivos e Livros, e também anunciamos uma oferta de redução voluntária para alguns funcionários em nossa organização de Pessoas, Experiência e Tecnologia (PXT). Também compartilhei que não terminamos nosso processo de planejamento anual e que esperava que houvesse mais reduções de papéis no início de 2023.
Hoje, eu queria compartilhar o resultado dessas novas revisões, que é a difícil decisão de eliminar funções adicionais. Entre as reduções que fizemos em novembro e as que estamos compartilhando hoje, planejamos eliminar pouco mais de 18.000 funções. Várias equipes serão impactadas, no entanto, a maioria das demissões está em nossas lojas Amazon e áreas PXT.
Continua depois da publicidade
A equipe de liderança e eu estamos profundamente conscientes de que essas reduções de papéis são difíceis para as pessoas, não tomamos essas decisões de ânimo leve, nem subestimamos o quanto elas podem afetar a vida daqueles que são afetados. Estamos trabalhando para apoiar os afetados e vamos fornecer pacotes de benefícios que incluem uma remuneração extra, seguro de saúde transitório e suporte externo de recolocação profissional.
Normalmente, esperamos para nos comunicar sobre esses resultados até que possamos falar com as pessoas que são diretamente afetadas. No entanto, como um de nossos colegas de equipe vazou essa informação externamente, decidimos que era melhor compartilhar essa notícia mais cedo para que você possa ouvir os detalhes diretamente de mim.
Pretendemos nos comunicar com os funcionários afetados (ou, quando aplicável na Europa, com órgãos representativos dos funcionários) a partir de 18 de janeiro.
Continua depois da publicidade
A Amazon resistiu a economias incertas e difíceis no passado, e continuaremos a fazê-lo. Essas mudanças nos ajudarão a buscar nossas oportunidades de longo prazo com uma estrutura de custos mais forte. Mas também estou otimista de que seremos inventivos, engenhosos e fragmentados neste momento em que não estamos contratando de forma expansiva e eliminando algumas funções.
Companhias que duram muito tempo passam por diferentes fases, e não ficam no modo de expansão de pessoas pesadas todos os anos. Muitas vezes falamos sobre nosso princípio de liderança Inventar e Simplificar no contexto da criação de novos produtos e recursos. Continuará a haver muito disso em todos os negócios que estamos buscando.
Mas às vezes ignoramos a importância da invenção crítica, resolução de problemas e simplificação que entram em descobrir o que mais importa para os clientes (e o negócio), ajustando onde gastamos nossos recursos e tempo e encontrando uma maneira de fazer mais pelos clientes a um custo menor (passando economias para os clientes no processo). Ambos os tipos de Inventar e Simplificar realmente importam.
Continua depois da publicidade
Para aqueles afetados por essas reduções, quero que você saiba o quanto sou grato por suas contribuições para a Amazon e pelo trabalho que você fez em nome dos clientes. Você fez uma diferença significativa na vida de muitos clientes. Para aqueles que continuarão a jornada conosco, estou ansioso para fazer parceria com você a fim de continuar tornando a vida melhor e mais fácil para os clientes todos os dias, inventando implacavelmente para fazê-lo.