ABC da Construção: a virada de chave que fez a companhia sair de 10 lojas para mais de 250 e ser avaliada em R$ 1 bilhão

Como Tiago Mendonça fez uma virada de chave e transformou uma empresa familiar e estagnada em uma rede que vale mais de R$ 1 bilhão

Mariana Amaro

Publicidade

Quantos anos tem uma startup? Três? Cinco? Que tal 65 anos? Essa é a idade da ABC da Construção, uma varejista de materiais de construção fundada em Juiz de Fora, em Minas Gerais, que fez o caminho inverso ao da maioria das empresas: saiu de uma empresa consolidada para uma companhia com espírito de startup, pensando em ‘fazer mais com menos’, escalar e se digitalizar.

Mas a história da empresa começou mesmo lá atrás. A primeira loja foi aberta em 1958 pelo Seu Lucio Moura. Desde então, a empresa foi crescendo a passos lentos, chegou a 10 lojas e estacionou nesse patamar por bastante tempo. Aí veio a terceira geração.

O neto do seu Lucio, Tiago Mendonça resolveu assumir a rede de lojas e foi recebido com uma certa desconfiança – tanto da família, quanto dos funcionários. Logo de cara, ele resolveu dobrar o tamanho da companhia e enfrentou muitos desafios.

Agora, o ABC da Construção contabiliza mais de 250 lojas, foi avaliada em R$ 1 bilhão e cresce a uma taxa de 70% ao ano. Como ele fez essa virada de chave em um negócio familiar e estagnado? É o que o Tiago conta no episódio #144 do Zero ao Topo.

Em seus quase 65 anos de história, a ABC da Construção fez um caminho inverso ao da maioria das empresas: foi de uma empresa consolidada para uma startup. E, a partir daí, escalou. Tiago Moura Mendonça contou essa trajetória durante sua entrevista que foi o tema do episódio 144 do podcast Do Zero ao Topo. O programa está disponível em vídeo no YouTube ou em áudio em ApplePodcastsSpotifyDeezerSpreakerGoogle PodcastCastbox e Amazon Music.

Sobre o Do Zero ao Topo

O podcast Do Zero ao Topo traz, a cada episódio, um empreendedor(a) ou empresário(a) de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias usadas na construção do negócio.

Continua depois da publicidade

O programa já recebeu nomes como José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner; Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos; Rony Meisler, da Reserva; o empresário Abílio Diniz; Alcione Albanesi, do Amigos do Bem, Stelleo Tolda, um dos fundadores do Mercado Livre, e Sérgio Zimerman, da Petz.

Mariana Amaro

Editora de Negócios do InfoMoney e apresentadora do podcast Do Zero ao Topo. Cobre negócios e inovação.