A estratégia da Semantix, companhia de tecnologia, para conquistar o mercado de inteligência artificial

Semantix compra a startup americana Elemeno, em sua primeira aquisição internacional, e busca expandir a sua participação nos Estados Unidos

Mariana Amaro

Publicidade

A Semantix, companhia brasileira e pioneira em deeptech, com capital aberto na Nasdaq, começou 2023 indo às compras. A empresa que abriu seu capital por meio de uma fusão com a empresa de cheque em branco (SPAC, na sigla em inglês), Alpha Capital, em 2022, fez um acordo para a aquisição da Elemeno. Essa foi a primeira aquisição internacional da companhia desde o IPO e os valores não foram divulgados.

A adquirida, uma startup sediada nos Estados Unidos, foi fundada pelo brasileiro Lucas Bonatto Miguel, e fornece uma plataforma que avança processos de automação nas empresas usando  inteligência artificial (IA) e machine learning nos negócios.

Para a Semantix, cuja história foi tema do episódio 149 do podcast Do Zero ao Topo, a aquisição é estratégica para complementar a sua oferta de soluções proprietárias no mercado americano e faz parte de um plano que começou a ser traçado em 2018. “Miramos em 2023 ser uma empresa preparada para entrar no mercado americano. Porque este é o maior mercado de tecnologia do mundo porque a maturidade e o tamanho da companhia não se compara com outros mercados”, afirmou Leonardo Santos, fundador e CEO da Semantix em entrevista ao podcast.

Continua depois da publicidade

“A estratégia da Semantix segue focada na otimização da sua oferta de SaaS (Software as a service) e na expansão dos negócios nos Estados Unidos. A aquisição da Elemeno está totalmente alinhada a esses objetivos, com produtos e tecnologias complementares ao Semantix Data Platform”, diz Santos.

Outras aquisições

Em agosto de 2022, a Semantix adquiriu a Zetta, plataforma de de análise de big data e inteligência artificial aplicada ao setor de saúde. Com o negócio, a Semantix abriu uma nova vertical de negócios, ampliando seu mercado total endereçável — US$ 35 bilhões em 2022, de acordo com a pesquisa de mercado produzida pela Grand View Research.

“Com essa parceria, além de mais agilidade na inovação, temos três oportunidades claras: acelerar as melhorias dos nossos produtos para os clientes atuais e futuros; abrir as novas linhas de negócio planejadas; e potencializar a nossa capacidade de desenvolvimento de IA para a tomada de decisão em saúde”, disse, então, Thiago Pavin, fundador da Zetta, que assumiu, após a união das empresas, a responsabilidade da área de manutenção, evolução e desenvolvimento dos produtos de Health da Semantix.

Continua depois da publicidade

Sobre o Do Zero ao Topo

O podcast Do Zero ao Topo traz, a cada episódio, um empreendedor(a) ou empresário(a) de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias usadas na construção do negócio.

O programa já recebeu nomes como o empresário Abílio Diniz; Rodrigo Galindo, chairman da Cogna; Paulo Nassar, fundador e CEO da Cobasi; Alcione Albanesi, do Amigos do Bem; Stelleo Tolda, um dos fundadores do Mercado Livre; Luiz Dumoncel, CEO e fundador da 3tentos; José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner; Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos; e contou mais de 150 histórias de sucesso.

Mariana Amaro

Editora de Negócios do InfoMoney e apresentadora do podcast Do Zero ao Topo. Cobre negócios e inovação.