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O momento atípico e extraordinário que vivemos, em que uma pandemia impôs mudanças drásticas na forma que trabalhamos, nos relacionamos com as pessoas e consumimos, vimos a importância que certos produtos têm em nosso cotidiano. Por trás de prateleiras ou estoques cheios, há um complexo trabalho de execução e monitoramento de varejo por parte dos promotores, representantes e, consequentemente, das indústrias de bens e consumo.
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Afinal, o que é Execução e Monitoramento de Varejo?
Imagine num mercado, uma gôndola com diversas caixas e garrafas de diferentes tipos e fornecedores de leite, por exemplo. Para deixá-la completamente abastecida, cada marca conta com um profissional responsável por acompanhar e analisar as vendas daquele PDV (ponto de venda) para que, assim, possa mensurar quais tipos de leite precisam ser disponibilizados em maior ou menor quantidade no local.
Este trabalho desempenhado pelo promotor ou representante é a Execução e Monitoramento de Varejo (ou Retail Execution and Monitoring). Além desta, está entre as atividades deste profissional realizar auditorias de varejo, coleta de informações, geração de pedidos, reabastecimento de prateleiras, faturamento ou cobrança de pagamentos, descontos e muitas outras tarefas.
Apesar da capacidade analítica, da experiência e das impressões obtidas pelo promotor ou representante, certas atividades operacionais são trabalhosas e exigem precisão por parte de quem as executa e, por isso, acabam sendo demoradas. E tempo, aqui, é precioso, pois entre uma visita a PDV e outra, o promotor precisa se deslocar, preparar relatórios e, claro, elaborar estratégias assertivas para cada local de sua responsabilidade.
Tecnologia a favor
Para tal, existem hoje soluções tecnológicas que garantem a indústria uma visão mais ampla, detalhada e precisa de cada PDV por meio de sistemas que quantificam produtos na gôndola, elaboram gráficos e entregam dados em real time e que trazem informações únicas sobre o PDV – como as oferecidas pela REsight, solução mais completa de execução e monitoramento de varejo do Brasil.
“Com o uso dessas ferramentas, a indústria garante um aumento de produtividade do seu representante; além de uma melhor visibilidade da operação, dos resultados das visitas realizadas, das informações coletadas pelos promotores e do cumprimento de metas”, explica Christiano Galesi, CEO da REsight.
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Segundo o executivo, essas soluções se sobressaem pelo custo-benefício que oferecem, já que, além de promoverem uma drástica redução de despesas decorrentes de estratégias falhas, deslocamentos e de mau aproveitamento de pessoal, também apresentam vantagens pela facilidade de manuseio e implementação.
“Neste meio de bens e consumo, tudo precisa acontecer com muita eficiência. Por isso, nos dias de hoje, fazer relatórios, contagem de produtos, anotações e planilhas à mão é não só ultrapassado, mas, também, contraproducente”, ressalta Galesi.
Para ajudá-lo a entender como a tecnologia pode ser útil ao seu negócio, confira os benefícios que ela pode agregar à sua equipe de campo e à sua liderança.
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Ganho de agilidade e poder de negociação em todos os canais de venda
A inteligência artificial, quando utilizada a favor do vendedor, permite que ele tenha visibilidade completa de sua carteira de clientes no smartphone ou tablet. Com apenas alguns cliques ele acessa, por exemplo, o histórico de pedidos, títulos, entregas e pendências – insumos necessários para oferecer um atendimento profissional e individualizado.
Sendo assim, a solução Automação da Força de Vendas proporciona ao representante uma melhor experiência e compromisso com o varejista. Por meio da tecnologia de Machine Learning, o profissional obtém visões preditivas como consumo local, perfil de consumo dos clientes do PDV, sortimento recomendável e outros dados relevantes.
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Além de ser disponibilizada no formato de aplicativo – a qual funciona mesmo sem acesso à internet –, a solução conta também com os canais de televendas, Portal B2B e até permite a realização de pedidos por WhatsApp com as mesmas políticas comerciais que são utilizadas nos demais canais.
Visão completa da sua marca no ponto de venda
Aumentar o sell-out e conquistar o ponto de venda é, sem dúvidas, um dos principais objetivos de todas as indústrias. Para que o caminho para atingir esta meta seja assertivo, estratégico e com o menor número de falhas possível, vale investir numa solução de trade marketing. O sistema oferecido pela REsight garante visibilidade de ruptura e permite realizar auditoria de preços, analisar a exposição dos produtos, acompanhar o alinhamento com o planograma – representação gráfica do formato de posicionamento de um produto na prateleira, gôndola e afins – e estudar concorrentes.
Agilidade na captação de dados
Por mais atencioso e experiente que seja o promotor, falhas humanas são comuns e esperadas, então, além de demorado, o método manual nem sempre traz resultados seguros.
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Já é possível substituir todo esse trabalho por um “clique”. Com apenas uma foto dos produtos na gôndola, a inteligência artificial aplicada na solução de reconhecimento de imagem da REsight traz um diagnóstico completo, com dados precisos de ruptura, participação e alinhamento ao planograma.
Redução de custos e aumento de cobertura e produtividade
Conforme a equipe de campo vai crescendo, fica cada vez mais difícil traçar as melhores rotas e carteiras manualmente ou até mesmo com o suporte de aplicativos de mapas.
A solução disponibilizada pela REsight, por exemplo, não só traça as rotas de forma automática e em tempo real (ou seja: numa mudança de planos, as rotas são alteradas rapidamente e de forma inteligente), mas traz também informações precisas dos custos das rotas, melhores carteiras de cada representante, bem como um comparativo entre os planejamentos de visitas com a execução real.
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Investir num Roteirizador comercial deve ser uma prioridade do negócio pois ao traçar as melhores rotas e carteiras de forma automática para os promotores ou representantes irá ajudar a reduzir despesas e atingir maior cobertura de todos os PDVs.
Relatórios atualizados sempre disponíveis para não ser surpreendido em reuniões
Chegar a uma reunião com dados imprecisos é um dos maiores pesadelos de todo e qualquer líder, além do constrangimento, uma informação errada pode resultar em um grande prejuízo para a companhia. Para resolver este tipo de problema, a REsight dispõe dos Dashboards de Gestão, que são painéis que oferecem uma visão centralizada dos dados capturados em campo, permitindo analisar a operação e extrair insights que auxiliam na direção e estratégia da companhia.
Sobre a RESight
A REsight é a solução mais completa de execução e monitoramento de varejo do Brasil. Em uma única plataforma você acompanha seu negócio de perto, fazendo a gestão de suas equipes de vendas e trade, além de prover todos os canais de contato ao varejista, seja no campo, no portal b2b, Chatbot integrado com o WhatsApp, ativamente em televendas ou em atendimentos receptivos.
Fazem parte do portifólio: Souza Cruz, Hypera Pharma, Avon, Coty, Ontex, Serasa Experian, Covolan Textil, Biolab, Frigol, Altas Schindler, Clinica do Leite, C.Vale, Kenner, Suzano e Karina.
A REsight Pertence ao Grupo Experity, com mais de 17 anos de experiência, especializados na implantação dos principais softwares de CRM e CX do mercado como Salesforce, Oracle, SAP, Microsoft, Adobe e SugarCRM.