3 passos simples para atrair um investidor ao seu negócio

João Kepler, investidor anjo e CEO da Bossanova Investimentos, dá conselhos sobre como sua startup pode se tornar atrativa para fundos de venture capital

Mariana Fonseca

Publicidade

Apesar de os valores de mercado das empresas públicas e privadas de tecnologia estarem sofrendo correções, fundos que investem no setor estão capitalizados e de olho em oportunidades. Se você quer atrair um investidor para o seu negócio, este talvez seja um dos melhores momentos na história brasileira.

O último ano nos mostrou uma quantidade recorde de dinheiro para empresas escaláveis, inovadoras e tecnológicas. E, mesmo com uma prevista desaceleração neste ano, não devemos regredir para os números dos primeiros anos do nosso ecossistema de startups. Os fundos continuam com um mandato de investimento daquele dinheiro que captaram principalmente entre 2020 e 2021.

Mas isso não significa que qualquer empresa vai conseguir conquistar um desses fundos, conhecidos como fundos de venture capital (capital de risco). Os gestores estão mais criteriosos – e o seu negócio precisa ser atraente.

A dica da atratividade é de João Kepler, investidor anjo e CEO da Bossanova Investimentos. A gestora já investiu em mais de 1.000 startups nacionais e internacionais. “A moeda mais valiosa hoje em dia não é mais o tempo, é a atenção. Então atraia a atenção do investidor, faça com que ele se interesse por você. Seja interessante sem ser interesseiro”, afirma Kepler ao Do Zero ao Topo, marca de empreendedorismo do InfoMoney.

Mas como ser atraente, na prática? O investidor anjo compartilhou três passos simples para atrair um investidor para o seu negócio – confira no vídeo acima.

As dicas de Kepler abrem uma série produzida pelo Do Zero ao Topo. Leitores, ouvintes e espectadores nos enviaram perguntas que gostariam de fazer aos investidores de venture capital. Procuramos três deles para responderem as principais questões – Kepler; Maria Carolina Lacombe, diretora de comunidade da Valor Capital Group; e Laura Constantini, cofundadora da Astella.

Continua depois da publicidade

As respostas serão publicadas nos próximos dias, tanto em matérias aqui no site do InfoMoney quanto no canal de YouTube do Do Zero ao Topo. Acompanhe os vídeos pelo site do InfoMoney, ou se inscreva no canal para receber um alerta a cada nova resposta. A gente se vê nos próximos vídeos. Até a próxima e bons negócios!

Sobre o Do Zero ao Topo

O podcast Do Zero ao Topo traz, a cada episódio, um empreendedor(a) ou empresário(a) de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias usadas na construção do negócio. O programa já recebeu nomes como André Penha, cofundador do QuintoAndar; David Neeleman, fundador da Azul; José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner; Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos; Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário; Sebastião Bonfim, criador da Centauro; e Edgard Corona, da rede Smart Fit.

Mariana Fonseca

Subeditora do InfoMoney, escreve e edita matérias sobre empreendedorismo, gestão e inovação. Coapresentadora do podcast e dos vídeos da marca Do Zero Ao Topo.