Publicidade
O presidente Xi Jinping pediu cautela diante do que ele disse poder ser um período difícil à frente para a China, em seus primeiros comentários públicos desde que o governo anunciou um pacote de estímulos sem precedentes.
“Devemos estar cientes dos perigos potenciais e nos preparar para dias difíceis”, afirmou Xi nesta segunda-feira (30), em um discurso que marcou o 75º aniversário da fundação da República Popular da China.
Xi não forneceu novos detalhes sobre as medidas econômicas em seu discurso durante a recepção do Dia Nacional realizada no Grande Salão do Povo em Pequim. O esforço inclui cortes nas taxas de juros e apoio aos mercados imobiliário e de ações.
Milei ficou ‘amigo’ da China? Relações econômicas explicam reaproximação
No ano passado, antes da eleição, Milei disse não negociaria com a China, nem com nenhum “comunista”; mas país depende da renovação de um acordo de troca de moedas e das exportações para o gigante asiático
China tem corrida por ações em dia “épico”, com maior ganho desde 2008
O crescente interesse do varejo pelo mercado de ações chegou a levar alguns fundos a impor um limite sobre quanto as pessoas podem comprar
“O caminho à frente não pode ser suave”, disse Xi. “Haverá obstáculos e dificuldades, até mesmo grandes desafios como torrentes e tempestades.”
A economia da China tem desacelerado, com a prolongada crise do setor imobiliário, a fraca demanda interna e a queda nos preços contribuindo para que a meta de crescimento deste ano se torne cada vez mais inalcançável. Resta saber se o apoio anunciado e um aumento prometido nos gastos significam que uma virada duradoura está em andamento.
O pessimismo era palpável antes dos anúncios de estímulo, com a confiança do consumidor chinês caindo em agosto para o nível mais baixo desde novembro de 2022. Dados divulgados na segunda-feira mostraram que a atividade industrial contraiu pelo quinto mês consecutivo em setembro, destacando a urgência para Pequim agir.
Continua depois da publicidade
A série de anúncios de políticas desde a última terça-feira (24) teve um efeito imediato no mercado de ações, com as ações chinesas registrando seu maior rali semanal desde 2008. Desde a última segunda-feira (23), o índice de ações de referência ganhou mais de 20%, entrando em um mercado em alta técnica.
Separadamente, Xi enfatizou a oposição a “atividades separatistas” que visam promover a independência de Taiwan. O princípio da Uma China, que reconhece a reivindicação de Pequim sobre a ilha autônoma, deve ser mantido, disse ele.
© 2024 Bloomberg L.P.