Xi alerta para “dias difíceis” em 1º discurso após anúncio de estímulos na China

“Devemos estar cientes dos perigos potenciais e nos preparar para dias difíceis”, afirmou o presidente chinês

Bloomberg

O presidente chinês Xi Jinping faz um brinde durante a recepção do Dia Nacional na véspera do 75º aniversário da fundação da República Popular da China, no Grande Salão do Povo em Pequim, China, em 30 de setembro de 2024. REUTERS/Florence Lo TPX IMAGES OF THE DAY
O presidente chinês Xi Jinping faz um brinde durante a recepção do Dia Nacional na véspera do 75º aniversário da fundação da República Popular da China, no Grande Salão do Povo em Pequim, China, em 30 de setembro de 2024. REUTERS/Florence Lo TPX IMAGES OF THE DAY

Publicidade

O presidente Xi Jinping pediu cautela diante do que ele disse poder ser um período difícil à frente para a China, em seus primeiros comentários públicos desde que o governo anunciou um pacote de estímulos sem precedentes.

“Devemos estar cientes dos perigos potenciais e nos preparar para dias difíceis”, afirmou Xi nesta segunda-feira (30), em um discurso que marcou o 75º aniversário da fundação da República Popular da China.

Xi não forneceu novos detalhes sobre as medidas econômicas em seu discurso durante a recepção do Dia Nacional realizada no Grande Salão do Povo em Pequim. O esforço inclui cortes nas taxas de juros e apoio aos mercados imobiliário e de ações.

LISTA GRATUITA

Ações Fora do Radar

Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa

“O caminho à frente não pode ser suave”, disse Xi. “Haverá obstáculos e dificuldades, até mesmo grandes desafios como torrentes e tempestades.”

A economia da China tem desacelerado, com a prolongada crise do setor imobiliário, a fraca demanda interna e a queda nos preços contribuindo para que a meta de crescimento deste ano se torne cada vez mais inalcançável. Resta saber se o apoio anunciado e um aumento prometido nos gastos significam que uma virada duradoura está em andamento.

O pessimismo era palpável antes dos anúncios de estímulo, com a confiança do consumidor chinês caindo em agosto para o nível mais baixo desde novembro de 2022. Dados divulgados na segunda-feira mostraram que a atividade industrial contraiu pelo quinto mês consecutivo em setembro, destacando a urgência para Pequim agir.

Continua depois da publicidade

A série de anúncios de políticas desde a última terça-feira (24) teve um efeito imediato no mercado de ações, com as ações chinesas registrando seu maior rali semanal desde 2008. Desde a última segunda-feira (23), o índice de ações de referência ganhou mais de 20%, entrando em um mercado em alta técnica.

Separadamente, Xi enfatizou a oposição a “atividades separatistas” que visam promover a independência de Taiwan. O princípio da Uma China, que reconhece a reivindicação de Pequim sobre a ilha autônoma, deve ser mantido, disse ele.

© 2024 Bloomberg L.P.