Walz e Vance concordam em participar de debate vice-presidencial nos EUA em 1/10

Debate vai marcar encontro entre dois candidatos cujas interações se tornaram cada vez mais ácidas

Gabriel Garcia

Publicidade

O candidato republicano à vice-presidência dos EUA, JD Vance, anunciou que debaterá com o seu homólogo democrata, Tim Walz, no dia 1º de outubro, em um fórum organizado pela CBS News, preparando um confronto entre dois candidatos cujas interações se tornaram cada vez mais ácidas.

Vance também se ofereceu para participar do debate ainda mais cedo, afirmando que aceitou um debate no dia 18 de setembro na CNN, acrescentando que “o povo americano merece o maior número possível de debates”, em uma postagem no X.

Walz aceitou na quarta-feira o convite da CBS para debater no dia 1º de outubro em Nova York, mas não mencionou outros fóruns.

O candidato republicano Donald Trump e a vice-presidente democrata Kamala Harris também concordaram em participar de um debate no dia 10 de setembro com a ABC News. Trump também sugeriu outros debates, incluindo um com a Fox News.

Harris não concordará com o debate da Fox News, de acordo com uma autoridade da campanha que falou sob condição de anonimato na semana passada para discutir seus planos. A campanha discutirá futuros debates se Trump comparecer ao concurso da ABC, acrescentou o oficial.

O debate vice-presidencial será uma oportunidade decisiva para Walz e Vance. Vance, senador de Ohio, teve um início conturbado em sua candidatura, enfrentando críticas por comentários passados que zombavam de mulheres que não tinham filhos. Trump e outros republicanos defenderam esses comentários, e o ex-presidente elogiou o desempenho de seu companheiro de chapa, mesmo enquanto minimizava a importância de seu número dois.

Continua depois da publicidade

Enquanto isso, o governador de Minnesota, Walz, ajudou Harris a unir os democratas em torno da nova chapa do partido, mas as pesquisas sugerem que ele ainda é bastante desconhecido para muitos americanos.

O debate preliminar entre Vance e Walz tornou-se cada vez mais acalorado. Walz ganhou atenção nacional ao zombar de Vance, Trump e suas políticas, chamando-os de “estranhos” — uma frase que foi rapidamente adotada pelos democratas. Ele fez ataques ainda mais grosseiros contra o republicano em comícios. Vance e os republicanos questionaram o histórico militar de Walz, acusando-o de distorcer seu serviço.

© 2024 Bloomberg L.P.