Publicidade
O estado norte-americano da Georgia começou nesta terça-feira (15) a votação antecipada nas eleições presidenciais de novembro e bateu com folga o recorde de comparecimento às urnas no primeiro dia. Desde o início do dia, longas filas foram observadas nos locais de votação.
Gabriel Sterling, diretor de operações do secretário de Estado da Geórgia, Brad Raffensperger, foi à rede X para comemorar o que chamou de “explosão”. “Conforme previsto, até 13h já estabelecemos um recorde de abertura do dia de votação antecipada, com 154.505 votos emitidos pessoalmente hoje, com várias horas para o fim”, anunciou.
Mesmo com essa antecipação, pode demorar até que se saiba quem venceu no estado. Os conselhos eleitorais da Geórgia votaram para exigir uma contagem manual para cada cédula, o que potencialmente criaria mais atrasos em um sistema que levou semanas para entregar um resultado final há quatro anos.
Quanto você precisa para viver de Dividendos?
Participe do treinamento gratuito Manual dos Dividendos e descubra a estratégia simples e poderosa para viver de renda.
As autoridades eleitorais do estado se opuseram à ordem de contagem manual, alertando que isso poderia introduzir o risco de erro ou fraude.
Os mesários nos 6,5 mil distritos eleitorais da Georgia só começarão a contar os votos na noite da eleição, em 5 de novembro.
Em 2020, Donald Trump pediu uma recontagem e o resultado definitivo no estado só foi entregue em 7 de dezembro. No final Joe Biden venceu com 49,5% dos votos, contra 49,2% de Trump. Foram 11.779 votos de diferença.