Publicidade
Vários voos de e para Bali foram cancelados devido a nuvens de cinzas perigosas expelidas por um vulcão próximo à famosa ilha da Indonésia.
Companhias aéreas como Qantas, Jetstar e Virgin Australia informaram os passageiros sobre as interrupções nesta quarta-feira (13), afirmando que a cinza do Monte Lewotobi Laki-laki tornou os voos inseguros.
O vulcão lançou uma coluna de cinzas de 9 km no céu durante o fim de semana, poucos dias após uma erupção que resultou na morte de 10 pessoas.
Continua depois da publicidade
O Escritório de Meteorologia da Austrália também alertou que as cinzas vulcânicas poderiam se deslocar para partes do norte do país nesta quarta-feira.
Leia mais:
Busto comprado por R$ 30 e usado como peso de porta pode ser vendido por R$ 17 mi
Rússia proíbe “propaganda sem crianças” para tentar elevar taxa de natalidade
A aérea australiana Jetstar anunciou que todos os voos para e de Bali foram cancelados. A Cathay Pacific, de Hong Kong, a IndiGo, da Índia, e a AirAsia, da Malásia, também tomaram a mesma medida. A Virgin Australia, que cancelou todos os seus voos para e de Bali na quarta-feira, destacou em um comunicado: “A segurança é sempre nossa maior prioridade, e nossa equipe de meteorologia está monitorando a situação de perto.”
Continua depois da publicidade
O site do aeroporto de Singapura mostrou que algumas companhias aéreas, como a Singapore Airlines e sua subsidiária de baixo custo Scoot, também cancelaram voos, embora outros voos para e de Bali tenham continuado a operar na quarta-feira.
Ahmad Syaugi Shahab, gerente geral do aeroporto internacional de Bali, informou à Reuters que 22 voos internacionais e 12 voos domésticos foram afetados na terça-feira (12), mas não forneceu detalhes sobre os voos de quarta-feira.
As atividades na Indonésia também foram impactadas pelas cinzas vulcânicas.
Continua depois da publicidade
Um festival de jazz na cidade de Labuan Bajo, localizada a cerca de 600 km do Monte Lewotobi Laki-laki, foi adiado para o próximo ano devido a preocupações com a segurança.
A Indonésia está situada no “Cinturão de Fogo” do Pacífico, uma área de alta atividade sísmica localizada sobre várias placas tectônicas, e possui cerca de 130 vulcões ativos.
Erupções vulcânicas anteriores já causaram interrupções na aviação; em 2020, nuvens de cinzas do Monte Merapi fecharam um aeroporto na cidade de Solo.